O contrato inédito que será firmado dia 21 deste mês entre o governo de Santa Catarina e portos da Baía da Babitonga, no Norte do estado, abrirá acesso de canal para navios gigantes de contêineres, os New Panamax, com até 366 metros de comprimento e 52 metros de largura. O contrato de parceria público-privada (PPP), no valor de R$ 324 milhões, será assinado pelo governador Jorginho Mello e os portos de São Francisco e Itapoá, em evento às 14h, no Porto Itapoá.
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O projeto prevê a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga para que tenha profundidade de até 16 metros, o que permite a recepção desses gigantes dos mares. No evento também será assinado edital de licitação para escolher a empresa que fará dragagem na baía e aprofundamento do canal.
Confira imagens do complexo portuário
– Este projeto traz ainda mais avanços para os nossos portos catarinenses. Estamos nos preparando para o futuro e garantindo uma competitividade que vai desenvolver toda a região. E tem muita inovação nesse projeto. A areia que a draga tira do fundo da baía vai para a recuperação de praias, em benefício direto para os moradores e paro turismo de Itapoá, a cidade que teve o maior crescimento em população do nosso Estado na última década – destaca o governador Jorginho Mello.
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O projeto bem-pensado vai fortalecer a economia da região em duas frentes. Vai impulsionar o comércio marítimo ao tornar o complexo portuário mais competitivo ao receber navios gigantes, com capacidade de até 14 mil contêineres e, também o turismo. Isso porque as belas praias de Itapoá, reduto de catarinenses e paranaense, terão melhores condições para receber turistas.
O aprofundamento do canal da Baía da Babitonga, sonhado por décadas, se torna realidade agora. Participaram da elaboração do projeto as secretarias de estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, e da Fazenda. Como é uma modelagem de PPP inédita no país, Santa Catarina coloca à disposição para ser adotada em outros estados brasileiros.
– Santa Catarina já foi pioneira na criação de uma estrutura dentro do governo do estado para tratar de portos, aeroportos e ferrovias de forma exclusiva e estratégica. E agora está sendo pioneira mais uma vez oferecendo ao Brasil este case único de sucesso, que une setor privado e o setor público para potencializar o desenvolvimento do complexo portuário da Babitonga, uma ferramenta logística fundamental para o desenvolvimento sustentável desta importante região do Estado – explica o secretário Beto Martins, titular da pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
Nesse novo modelo de investimento que SC coloca à disposição do país, o setor privado, no caso o Porto Itapoá, entrará com a maior parte do capital, que será financiado.
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– O retorno do investimento realizado pelo Porto Itapoá virá pelo aumento da movimentação gerada pela entrada de navios maiores e com uma quantidade maior de contêineres que hoje não atracam nos portos da Babitonga pela profundidade do canal – explica Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, que é autoridade portuária da Baía da Babitonga.
Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga consegue receber navios de contêineres de até 336 metros de comprimento, com capacidade para até 10 mil TEUs (contêineres de 20 pés). Com esse investimento, será possível receber navios de até 366 metros de comprimento, 52 de largura e capacidade de até 16 mil contêineres.
De acordo com o presidente do Porto Itapoá, Ricardo Arten, se espera que a obra tenha início ainda este ano e seja concluída em 2026. Ela representará um avanço estratégico para a economia regional e estadual, avalia o executivo.
– A modernização do canal permitindo a entrada de navios de até 366 metros vai impulsionar ainda mais os portos da Babitonga, que já registram recordes de movimentação, ampliando nossa competitividade no cenário global. Com o aumento da capacidade operacional, espera-se a geração de novos empregos diretos e indiretos, além de um impacto positivo em nível nacional – ressalta Ricardo Arten.
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Os principais terminais da Baía da Babitonga são o Porto de São Francisco, que em 2024 movimentou 17 milhões de toneladas em produtos (granel e e granel sólido), e o Porto Itapoá, que movimentou 1,2 milhão de TEUs no ano passado, 19% mais frente ao ano anterior. Em 2024, esses portos responderam por mais de 60% da movimentação portuária de SC.
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