O histórico Imperial Hospital de Caridade (IHC), o primeiro hospital de Santa Catarina, símbolo de serviços de saúde e tradição religiosa, localizado no Centro de Florianópolis, mas em área alta do Morro da Cruz, vai ganhar novo visual. A fachada da instituição será restaurada em projeto com doações de empresas pela lei Rouanet, preservando cor e características histórias.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Fundado em 01 de janeiro de 1789, o Hospital de Caridade é um dos símbolos históricos da arquitetura de Florianópolis, tombado pelo patrimônio histórico e cultural. Em breve, será restaurado em projeto orçado em mais de R$ 4 milhões. De acordo com a empresa Hospital Care, que faz a gestão da instituição desde o início de 2021, já foram captados valores que chegam a um terço do total previsto, por meio de contribuições das empresas Engie Brasil Energia, Hospital Care e Clínica Soma.
Veja mais fotos do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis e do evento do Lide SC:
O projeto de restauração foi apresentado em evento da Vertical Solidariedade do Grupo de Líderes Empresariais (Lide SC), sexta-feira (23), com as participações do presidente do Grupo Engie e da Engie Brasil, Eduardo Sattamini, do presidente do Grupo Baía Sul, Sérgio Brincas, e do presidente do Lide SC e RS, Delton Batista, entre outras lideranças.
Continua depois da publicidade
– Mesmo sendo uma unidade privada, o Imperial Hospital de Caridade é um bem social em sua essência. A instituição, além de referência em atendimento hospitalar, é um símbolo da história e identidade de Florianópolis. Sua fachada é o que aparece primeiro a quem chega à cidade, e precisa estar à altura de sua importância histórica e assistencial – afirmou Sérgio Brincas.
O investimento não ficará restrito à restauração. O hospital também vai ganhar projetos complementares de paisagismo, iluminação, pavimentação e topografia. A cor da fachada seguirá no tom amarelo, já histórico.
Tradicional investidora em projetos de responsabilidade social e cultural, a Engie Brasil Energia está abraçando esse projeto junto com outras empresas. O CEO da companhia participou do painel do Lide e comentou sobre o projeto do hospital.
– Nossa companhia tem uma cultura sólida de promoção da sustentabilidade e dos investimentos sociais e culturais. Criamos um ambiente positivo que engaja colaboradores, fortalece nosso relacionamento com as comunidades e ainda gera retorno para investidores e clientes. É uma equação em que todos ganham – comentou o presidente da Engie, Eduardo Sattamini.
Continua depois da publicidade
Delton Batista, diz que a vertical Lide Sustentabilidade é uma oportunidade para debater o papel do setor privado na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Esse projeto do hospital é um exemplo disso.
– Não ser consciente é o que faz com que o capitalismo gere mazelas. Mas, quando há equilíbrio e impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, temos uma empresa cidadã. São ações silenciosas e que inspiram outras iniciativas – comentou Delton Batista.
Para esse projeto do IHC, além de empresas, pessoas físicas também podem colaborar. Os recursos virão do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC)/Lei Rouanet, pelo qual, as empresas tributadas por lucro real podem doar até 4% do imposto de renda devido e as pessoas físicas podem doar até 6%.
Leia também
Florianópolis vai sediar o SindDay, novo evento voltado a condomínios e imobiliárias
Indústrias de SC que exportam aos EUA já sentem impacto negativo da guerra tarifária
Oito cidades de Santa Catarina integram ranking internacional de startups
Saiba os seis hábitos para a longevidade, segundo a Medicina do Estilo de Vida
 
				 
                                     
                            
                            




