Ranking mostra que Santa Catarina tem oito cidades com os melhores ecossistemas de startups do mundo. O Índice Global do Ecossistema de Startups 2025, divulgado esta semana, mostra que no Brasil SC fica apenas atrás de São Paulo, que teve 10 cidades na lista. O ranking catarinense é integrado por Florianópolis, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Criciúma, Itajaí, Chapecó e Lages.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Florianópolis, Joinville e Blumenau já apareciam no ranking em 2024 e melhoraram sua posição neste ano, avaliou a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc).
A capital é a cidade de SC mais bem ranqueada. Ficou na 278ª colocação internacional, cinco posições acima do ranking de 2024. Superou cidades importantes como Liverpool (Reino Unido), Manchester (EUA) e Cork (Irlanda). Esse índice avalia 1,4 mil cidades de 100 países.
O ranking mostra também que o setor de tecnologia está bem distribuído no estado, incluindo todas as regiões importantes do estado. É uma prova de que o programa dos centros de inovação, lançado em 2013, já faz a diferença no incentivo a empresas de tecnologia.
Continua depois da publicidade
– Isso só comprova, mais uma vez, a diversidade produtiva da economia catarinense, que evidencia também o setor da inovação e tecnologia em âmbito mundial. Setor, inclusive, que corrobora com a ascensão de todos os outros, do agro ao industrial – analisa o vice-presidente regional da Facisc, Jean Sandro Pedroso, que é empresário da área.
Joinville, maior cidade de SC, subiu 108 posições e chegou à 423ª colocação mundial e como 52ª em SaaS, (Software como Serviço). Isso significa que tem empresas de ponta oferecendo SaaS e muitos usuários no município.
Blumenau também cresceu em SaaS, tendo 75% das startups nesse modelo. Florianópolis se destacou em Agtechs, ficando na 94ª posição global nesse setor.
Rio do Sul foi a cidade estreante na lista que mais cresceu, ficou em 734º lugar. O diretor da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Gabriel de Borba Neto, disse que esse resultado ocorreu porque o setor avança há anos no município.
Veja como SC ficou no Ranking Internacional de Ecossistemas de Startups:
1º) Florianópolis – 278º (lugar)
2º) Joinville – 423º
3º) Blumenau – 612º
4º) Rio do Sul – 734º
5ª) Criciúma – 1.097º
6º) Itajaí – 1.143º
7º) Chapecó – 1.247º
8º) Lages – 1.305º
Continua depois da publicidade
Leia também
Saiba os seis hábitos para a longevidade, segundo a Medicina do Estilo de Vida
De arroz a cerveja artesanal: grupo de SC faz 55 anos com diversificação e inovação
Jurerê Internacional ganha projeto bilionário icônico à beira-mar
Gripe aviária pode reduzir preço do frango ao consumidor; ocorrência preocupa o agro
“Atuamos na promoção do protagonismo feminino”, diz Luiza Trajano, do Mulheres do Brasil