Esta terça-feira é dia de celebração em dobro na cidade de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. É que além do aniversário do município, nesta data a empresa Fumacense Alimentos e Bebidas, que hoje integra a holding Grupo Ezos, completa 55 anos de atividades. Fundada em 20 de maio de 1970 pelos empreendedores Silvino Dagostin e José Henrique Mezzari, ela começou com a marca Kiarroz. Nos últimos 10 anos, diversificou com a criação da bebida Risovita e farinha de arroz, lançou a marca Kifeijão e adquiriu empresa de cervejaria artesanal com as marcas Saint Bier, Barco e Coruja.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Dagostin e Mezzari, casados com duas irmãs, decidiram ter um negócio próprio. Adquiriram um engenho de beneficiamento de arroz, lançaram marca própria e iniciaram trabalho de qualidade e credibilidade em Santa Catarina. Gradualmente, expandiram atuação no Brasil e o grupo foi diversificando, tento à frente, hoje, como CEO, Henrique Mezzari, da terceira geração.
Veja mais imagens da Fumacense Alimentos e da holding Grupo Ezos:
De acordo com o CEO, o arroz segue o principal negócio do grupo, que em a matriz em Morro da Fumaça e filiais em Alegrete (RS) e em Pernambuco. A Fumacense comercializa arroz em 18 estados brasileiros e tem produção mensal este ano de aproximadamente 7 mil toneladas.
Continua depois da publicidade
O êxito no arroz motivou a empresa diversificar. Lançou a linha de bebidas de arroz Risovita, para pessoas intolerantes a glúten, e também lançou a farinha de arroz Risovita, para a produção de alimentos sem glúten. Esse grupo de produtos é mais comercializado nas regiões Sul e Sudeste.
E em 2024, a Fumacense, que criou a holding Grupo Ezos, adquiriu a cervejaria artesanal Saint Bier, de Forquilhinha, também do Sul de Santa Catarina, dona das marcas Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina.
– Cada uma dessas marcas de cerveja é forte em uma região. Mas vendemos bem em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Nossa projeção, este ano, é de crescimento de 15% das vendas em volume – destaca Henrique Mezzari.
É em Morro da Fumaça, na matriz, que o grupo tem o seu maior número de colaboradores que, ao todo, no grupo, soma mais de 400.
Continua depois da publicidade
Além da qualidade, o Grupo Ezos também foca a sustentabilidade. Conta com uma usina termelétrica movida a casca de arroz desde 2010, que fornece energia ao sistema interligado nacional. Ela atende a demanda de energia do grupo em SC e, por ser um projeto sustentável, garante à empresa certificados de redução de emissão de carbono.
Leia também
Jurerê Internacional ganha projeto bilionário icônico à beira-mar
Gripe aviária pode reduzir preço do frango ao consumidor; ocorrência preocupa o agro
Saiba os seis hábitos para a longevidade, segundo a Medicina do Estilo de Vida
“Atuamos na promoção do protagonismo feminino”, diz Luiza Trajano, do Mulheres do Brasil
Artesanato do Bioma Mata Atlântica da Região Sul ganha exposição no Rio de Janeiro
 
				 
                                     
                            
                            


