Com a mostra ‘Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica’, o Sebrae apresenta ao Brasil e a visitantes estrangeiros o artesanato produzido com matérias-primas da natureza da Região Sul, projetando arte, cultura, sustentabilidade, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo. A exposição abre ao público nesta sexta-feira (16), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro, e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 15 de outubro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Esse projeto é um marco porque, pela primeira vez uma exposição foi organizada de forma conjunta pelas unidades do Sebrae de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A inauguração, na noite desta quinta-feira (15), contou com a presença, no Rio de Janeiro, de lideranças nacionais e estaduais do Sebrae. Participou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e, do Sebrae SC, estiveram o presidente do conselho, Renato, Renato Campos Carvalho; o diretor-superintendente Carlos Henrique Ramos Fonseca; o diretor técnico Fabio Búrigo Zanuzzi e o vice-presidente do conselho, Antônio Marcos Pagani.

Veja mais imagens da exposição Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica:

Continua depois da publicidade

Os produtos apresentados pelos artesãos surpreendem pela criatividade, qualidade, com acabamento estético. De Santa Catarina, são apresentados 850 produtos de 130 artesãos. Ao todo, a mostra tem cerca de 2 mil produtos.

São cinco espaços de exposição. Um oferece um panorama sensorial da Mata Atlântica, outro apresenta matérias-primas da região, e os demais ambientes concentram peças em cerâmica, peças em madeira e fibras naturais e uma sala das fibras. Além da mostra, o CRAB tem uma sala onde outros produtos artesanais podem ser adquiridos.

O diretor técnico do Sebrae SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, destacou que a instituição colabora com a oferta de capacitação e, a presença no Rio de Janeiro é uma forma de projetar esses produtos ao mercado.

– Nós inscrevemos esse projeto com ênfase no bioma Mata Atlântica para mostrar o trabalho que artesãos da Região Sul fazem em suas localidades. Oferecemos consultorias para que aprimorem seus produtos e elevem a renda familiar. O grande objetivo de a gente vir para o Rio de Janeiro é mostrar os produtos desses três estados do Sul e poder colaborar para a comercialização dos mesmos – explica Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae SC.

Continua depois da publicidade

O superintendente do Sebrae SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destaca a importância do CRAB para projetar o artesanato de todo o país num grande centro turístico como o Rio de Janeiro.  

– Nós, do Sul, pela primeira vez fizemos um projeto em conjunto do artesanato dos três estados, que têm características distintas, culturas distintas, mas que estão tendo essa oportunidade de apresentar para o Brasil e também para os turistas internacionais os produtos que desenvolvem. Estamos mostrando não só o artesanato, mas nossas Indicações Geográficas (IGs) e roteiros turísticos. Isso aproximou os três estados do Sul e outros projetos em conjunto poderão ser feitos – afirma Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Um destaque da mostra é a releitura de uma árvore bracatinga, da qual vem a seiva que as abelhas coletam para fazer o mel de melato da bracatinga. De acordo com Alan Klaumann, gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae SC, esse produto foi escolhido porque é produzido nos três estados da Região Sul.

Entre as presenças catarinenses estava a fundadora do Laboratório Criativo de Lugar, de Imbituba, Bela Torquato, que congrega artesãos da região especializados em produtos feitos com a palha do butiá, coqueiro que produz essas frutas famosas, de mesmo nome. Ela disse que representou também a Associação Comunitária Acorde e a Casa Açoriana.

Continua depois da publicidade

Planejada com bastante antecedência, além da realização do Sebrae dos três estados do Sul, a mostra teve apoio de entidades empresariais e do setor público. No estado, a Federação das Empresas de Comércio, Serviços e Turismo, a Fecomércio – SC, e também o governo de Santa Catarina colaboraram. Da parte do setor público, a ajuda foi da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), que fez o transporte de todas as peças artesanais do estado até o Rio de Janeiro, com o uso de um caminhão. Além das peças expostas, foram levados mais produtos para venda na loja do Sebrae no CRAB.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”.

Quando: 16 de maio a 15 de outubro, de terça-feira a sábado, das 10 às 17h.

Onde: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro.

Quanto: Gratuito (mediante documento com foto).

Website : https://crab.sebrae.com.br

  • A colunista viajou ao Rio de Janeiro a convite do Sebrae SC

Leia também

Presidente da WEG fala sobre estratégia da empresa diante das tarifas de Trump

Inteligência artificial do Google e transição energética na agenda de catarinenses em NY

‘Rei do Ovo’ conclui compra de granja nos EUA, recebe boas-vindas da bolsa e investe mais

Secretária de Comércio Exterior do Brasil, Tatiana Prazeres faz palestra na Fiesc sexta-feira

Empresário de SC revela avanços científicos extraordinários em evento nos EUA

Em Nova York, governador diz que Santa Catarina é a “bola da vez” para investimentos