Um dos pontos altos do primeiro SC Day in New York durante a Brazilian Week, nesta segunda-feira (12) em Nova York, foi a evolução de conversas para impulsionar o setor de biotecnologia em Santa Catarina, com ênfase em pesquisas para solucionar grandes desafios globais. O destaque foi a participação do empresário Gabriel Bottos, CEO da Vesper Biotechnologies, holding de Florianópolis que possui oito startups do setor, quatro em saúde humana e quatro na área de agronegócio. Ele citou duas pesquisas que representam avanços extraordinários e disse que Santa Catarina será a capital da biotecnologia avançada da América Latina.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– Uma das nossas pesquisas conseguiu comprovar o rejuvenescimento de uma célula humana em 30 anos, em apenas 7 dias de tratamento. Na agricultura, nossas pesquisas demonstraram resultados sem precedentes para criarmos uma nova geração de plantas como soja, milho e algodão, que terão produtividade 50% superior, sem transgenia, com maior resistência a pestes. SC será um dos maiores polos agrícolas da América Latina, e faremos isso sem grandes fazendas, mas com tecnologia – explicou o CEO da Vesper.
Imagens do centro empresarial que sedia a Vesper Bio em Florianóplis e de algumas startups:
Na avaliação de Gabriel Bottos, o evento em Nova York foi um sucesso porque conseguiu reunir empresários, investidores e o governo. Segundo ele, foram apresentadas propostas de atuação conjunta entre a Vesper Bio e o estado para tornar Santa Catarina o epicentro do empreendedorismo científico da América Latina.
Continua depois da publicidade
– Temos todos os ingredientes na mesa: expertise, infraestrutura, um estado com cultura empreendedora e que pensa a longo prazo. E, principalmente, estamos reunindo os melhores cientistas desse país, focados em solucionar grandes desafios globais. Nós temos a oportunidade de construir algo incrível para as pessoas – destacou Gabriel Bottos.
O empresário revelou que a Vesper Bio, nas oito empresas do seu portfólio, reúne 55 PhDs, entre os melhores cientistas do Brasil. Um deles é o Paulo Arruda, professor da Unicamp e um dos melhores geneticistas de plantas da América Latina.
– A Vesper conta com 55 pesquisadores, tem 16 patentes globais registadas e mais de 30 produtos em desenvolvimento. Ela selecionou seus pesquisadores dentre mais de 4.500 projetos avaliados no Brasil. Temos pesquisas avançadas em engenharia genética e inteligência artificial (IA) para tratamentos de doenças que não têm cura. E soluções para agricultura sustentável. Focamos em soluções para desafios globais – ressaltou o empresário.
O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, um dos organizadores do evento, destacou a importância das conexões e pronunciamentos de empresários no SC Day, em Nova York.
Continua depois da publicidade
Em Nova York, governador diz que Santa Catarina é a “bola da vez” para investimentos
– Foi possível mostrar um pouco da DeepTech que o estado tem hoje, não só em suas startups para a prestação de serviços, mas principalmente na biotecnologia (Vesper), com um projeto que vai revolucionar no Brasil e no mundo. Então, os catarinenses podem ficar orgulhosos, pois aqui se conheceu um Brasil que dá certo. Foi isso que o governador Jorginho Mello deixou claro e é isso que nós mostramos – afirmou Paulo Bornhausen.
O evento, liderado pelo governador Jorginho Mello, contou com a participação de empresários líderes de grandes empresas com atuação global, que têm em Santa Catarina a principal base de atuação, observou o secretário. Ele citou o presidente da WEG, Alberto Kuba, o presidente do Grupo Engie, Eduardo Sattamini, e o chariman da Global Eggs, Ricardo Faria. O objetivo foi mostrar o dinamismo da economia de SC e a qualidade de vida que o estado oferece e que atrai investidores do mundo todo.
Leia também
Multinacional gigante dos EUA atende mensagem rara de industrial de SC
Portos de SC crescem acima da média do país em movimento de cargas no primeiro trimestre
Lideranças de SC têm agenda intensa em Nova York com nomes fortes da economia global
Leão XIV é o primeiro papa do país que mais faz doações em dinheiro ao Vaticano; entenda
Cenário econômico incerto causa efeitos na economia catarinense
 
				 
                                     
                            
                            









