Iniciativa do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a pesquisa “Inserção de veículos elétricos em frotas públicas, através da conversão de veículos a combustão para tração elétrica” conta com parceria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nesta terça-feira, às 10h30min, será assinado o acordo com a Assembleia, inaugurado um eletroposto na instituição e entregue o veículo elétrico Zoe para ser usado pelo Legislativo no âmbito do estudo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Esse é mais um passo da pesquisa que visa definir uma forma acessível para a conversão de veículos a combustão em elétricos. O projeto do IFSC é em parceria com a Celesc, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O veículo é da Renault e foi adquirido pelo projeto, que já está em andamento.
Coordenado pelo professor Adriano Bresolin, o projeto conta com equipe de 16 pesquisadores entre professores e estudantes, além de estagiários. Dois postos de recarga rápida já foram instalados no IFSC. Agora, esse é aberto na Alesc e outros devem ser abertos em instituições que participarão do estudo.
A assinatura de terça será no gabinete do presidente da Alesc, Mauro de Nadal, com a presença de autoridades. A Polícia Militar de SC e o Tribunal de Justiça do Estado, também serão convidados a participar do estudo.
Continua depois da publicidade
Um dos mais entusiasmados com o projeto, o professor do IFSC Erwin Teichmann, explica que está sendo definido um kit de equipamentos de conversão para que tenha preço acessível. O plano é atender o setor público e também compartilhar a tecnologia para conversão de veículos privados. Algo semelhante com o que acontece com a conversão de veículos para uso de gás natural (GNV).
Apesar da pandemia, o mundo caminha para mobilidade elétrica e compartilhada, para gerar menos impactos ao meio ambiente. Por isso a pressão pela eletrificação de veículos é grande na Europa e Ásia e chega também por aqui.
Leia também
Aumento de 48% na tarifa de gás natural leva SC a questionar Petrobras no Cade
Summit Cidades debate uso de tecnologias para preservar o meio ambiente
TIM aguarda Anatel para liberar 5G nas capitais e planeja preços inspirados na Uber