A alíquota zero de ICMS para seis alimentos da cesta básica em Santa Catarina, aprovada pela Assembleia Legislativa antes do recesso de julho e sancionada pelo governador Jorginho Mello no fim de agosto, entrou em vigor em 1º de setembro. São contemplados nessa isenção do imposto o arroz, o feijão e as farinhas de trigo, de milho, de mandioca e de arroz. Esses itens estavam com alíquota de 7% e, agora, passaram a ter alíquota zero, numa proposição do governo do estado para reduzir o custo de alimentos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, embora a redução da alíquota para esses produtos tenha entrado em vigor no começo do mês de setembro, o consumidor deverá notar preços mais baixos principalmente no mês de outubro. Isso porque os supermercados e outros estabelecimentos têm estoques adquiridos com a taxação de 7% e precisam finalizar as vendas com esse valor maior.

Segundo a Fazenda, para que o desconto alcance o consumidor final de forma mais efetiva, serão desoneradas também etapas anteriores desses itens, desde a produção até a comercialização.

Para dar ideia de quanto será o impacto no preço ao consumidor, a secretaria cita como exemplo um pacote de arroz vendido atualmente a R$ 6,00. Ele poderá ter o preço reduzido para R$ 5,58 com os 7% de desconto do imposto, mantendo a margem de lucro do estabelecimento. A mesma lógica vale para o feijão e as farinhas, com reduções proporcionais.

Leia também

Continua depois da publicidade

Startup Asaas recebe investimento estratégico de multinacional de telecomunicações

Empresa de SC prevê maior evento de venda online de máquinas do mundo, incluindo IA

Fiesc sugere redução temporária de custo portuário a exportadores frente ao tarifaço

Pix parcelado será lançado em setembro para facilitar crédito no país

Residencial de luxo da Grande Florianópolis vende 112 unidades em apenas 48 horas

Federação das Micro e Pequenas Empresas de SC celebra 40 anos com evento em Brusque