Com o objetivo de ampliar a oferta de carnes especiais de ovinos e caprinos no estado, será lançado nesta terça-feira, em Dionísio Cerqueira, o projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste, no município de Dionísio Cerqueira, que sedia a aduana da fronteira com a Argentina. O evento de lançamento será nesta terça-feira (27), a partir das 10h, na propriedade do ovinocultor Luiz Antônio Dalmagro.

Continua depois da publicidade

A iniciativa tem apoio do Sebrae Santa Catarina, e das empresas estatais Epagri e Cidadasc, que atuam na pesquisa e extensão rural e na defesa sanitária, respectivamente. O objetivo é fortalecer toda a cadeia produtiva desses animais em toda a região.

Para que esse movimento fique mais forte, o plano é envolver prefeituras, órgãos de agricultura para que seja crescente o número de propriedades rurais nessa atividade.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, o objetivo é ampliar a ovinocaprinocultura com assistência técnica necessária para que agregue valor às propriedades.  

– O lançamento deste projeto representa um passo decisivo para fortalecer a ovinocaprinocultura no Extremo Oeste. A proposta é integrar produtores, municípios e instituições, levar mais assistência técnica, organização e gestão para que a atividade cresça de forma estruturada e ganhe cada vez mais competitividade na região – explica Udo Trennepohl.

Continua depois da publicidade

Apesar de serem opções de proteínas já conhecidas em Santa Catarina, não é fácil encontrar cortes de ovino e principalmente de caprino (conhecido popularmente como cabrito) nos supermercados ou açougues. De ovino é mais fácil em função da importação, principalmente do Uruguai.

Mas carne de caprino é rara e oferecida em algumas regiões do estado, onde já existe produção organizada, ou em alguns açougues especiais das grandes cidades, entre a quais Florianópolis. Uma empresa que aparece na internet como fornecedora dessa carne é a HD Capri, de Vargeão, Sul de SC.

Por ser um animal com rusticidade, fácil de criar junto com bovinos, por exemplo, muitas propriedades rurais, décadas atrás, tinham criação de cabritos. Inclusive em propriedades da Ilha de SC, em Florianópolis. Um destaque era o leite de cabra, apontado como um dos mais saudáveis.

Mas, atualmente, a expectativa é de que a produção seja ampliada em propriedades de regiões voltadas à agropecuária, contando com assistência técnica até chegar ao consumidor. Por isso, iniciativa desse programa no Extremo-Oeste catarinense é promissor.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Líderes da WEG e da DR reconhecem no ensino de música impulso criativo para engenharias

Como Jaraguá faz um dos melhores festivais de música do mundo, mas gratuito ao público

SC terá uma representante no comitê nacional do IBS, novo imposto da reforma tributária

Acordo Mercosul-UE abre espaços para vendas bilionárias pelos pequenos negócios

Acordo Mercosul-UE amplia de 8% para 36% acesso do Brasil ao comércio mundial, diz CNI