A montadora chinesa de veículos elétricos GWM (Great Wall Motors) informou esta semana em sua conta no Linkedin, a GWM Brasil, que está negociando possíveis parcerias e projetos de longo prazo com o governo de Santa Catarina. A companhia publicou na rede social foto do seu presidente para o Brasil & México, Andy Zhang, com o governador Jorginho Mello, outras autoridades do governo de SC e executivos da companhia.
Continua depois da publicidade
Na mensagem, a empresa informou que na agenda, foram abordados temas ligados à expansão da marca, desenvolvimento de novos negócios e análise de infraestrutura portuária. Não mencionou o plano de instalar, possivelmente em Santa Catarina, uma unidade montadora de caminhões, tema que vem sendo abordado desde 2023, quando o então secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SC, Marcelo Fett, visitou a diretoria da empresa em São Paulo.
Por enquanto, a GWM está em fase avançada para inaugurar montadora de automóveis elétricos em Iracemápolis, São Paulo, em prédio onde operava a Mercedes-Benz. O plano para inaugurar era maio deste ano, mas foi postergado porque o governo brasileiro voltou a tributar automóveis elétricos e híbridos importados e lançou incentivo do programa Mover para produção nacional.
Há poucos dias, a GWM lançou na sua matriz, na China, um caminhão híbrido, o GWM G1050, que tem um motor elétrico e um à combustão diesel da Cummins. Essa linha de veículos pesados pode ser em SC, possivelmente no Norte do Estado, onde as opções logísticas e de trabalhadores do setor são melhores por ter polo metalmecânico.
Da parte do governo de SC também participaram da reunião do secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, o presidente da Invest SC, Renato Lacerda e o diretor de Atração de Investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraíso. Da parte da GWM, participaram o diretor de Assuntos Institucionais, Ricardo Bastos, e o diretor Financeiro, Way Chien.
Continua depois da publicidade
Leia também
Fiesc recomenda à diplomacia negociar com os EUA porque tarifaço vai gerar desemprego
Tarifaço de Trump visa usar a economia para atacar a democracia
Ele fundou a primeira empresa aos 17 anos e hoje lidera multinacional bilionária de SC
Multinacional de SC diversifica e lança novos produtos para tecnologias de climas




