A multinacional catarinense Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, líder latino-americana em aromas e ingredientes para alimentos e bebidas, anunciou nesta quinta-feira a aquisição da Tropextrakt GmbH, de Frankfurt,  Alemanha. Com esse negócio, cujo valor não foi revelado, a empresa passa a ter operação e centro de inovação em um dos mercados mais competitivos do mundo, além de aumentar sua presença internacional de 40 para 70 países.  

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Essa é a quinta aquisição da Duas Rodas que tem fábricas em quatro países e escritórios nos Estados Unidos e China. A compra da Tropextrakt é um passo de novo ciclo de crescimento voltado ao mercado internacional.

Perto de completar 100 anos, a Duas Rodas fechou 2023 com faturamento de R$ 1,6 bilhão. Atualmente, 18% da receita vem de vendas no exterior e o plano é crescer para 25% nos próximos quatro anos sem novas aquisições. Se a empresa fizer aquisições, poderá crescer 45% lá fora no mesmo período.

– Somos uma empresa baseada em excelência e inovação constante. Com a aquisição da Tropextrakt, vamos criar um centro de negócios, pesquisa e inovação para o mercado europeu – informou Leonardo Fausto Zipf, presidente do Grupo Duas Rodas.

Continua depois da publicidade

Alinhada com a tendência do mercado europeu, a Tropextrakt atua na importação e distribuição de extratos botânicos e de uma variedade de insumos naturais de frutas tropicais, incluindo purês e sucos concentrados para cerca de mil clientes. A empresa tem, também, um laboratório para testes de aplicação de ingredientes para produtos finais.

A Duas Rodas decidiu transformar esse laboratório em centro de inovação e tecnologia para ampliar pesquisas e desenvolvimento de produtos para indústrias de alimentos e suplementos.

A diretora de Negócios Internacionais da companhia, Rosemeri Francener, destaca que a Tropextrakt já é parceira comercial da empresa há mais de 20 anos. Ela era comercializadora exclusiva na Europa de produtos Duas Rodas e de outras empresas. O modelo de operação vai continuar e será ampliado para aumentar participação.    

– Hoje, a Europa está representando 11% do faturamento do mercado Internacional. Então, quando a gente fala desses 11%, uma parte já é Duas Rodas. Nós vamos intensificar e tem a parte que ainda não nos pertence. Então, esses 11% devem chegar próximo dos 20% do mercado Internacional – diz a executiva.

Continua depois da publicidade

Outro ponto positivo dessa aquisição é o alcance de mercados porque a Tropextrakt atua com insumos de alta qualidade e tem forte participação internacional.

– Atualmente, nós já estamos presentes com vendas, clientes, em 40 países. E essa aquisição nos leva de 40 para 70 países. Isso, para nós, é uma conquista bastante importante porque cada país tem os seus principais clientes, a indústria de alimentos, a indústria nutracêutica. Essa capilaridade vai nos ajudar muito é um é um supercrescimento para nós – destaca Rosemeri Francener.

Segundo ela, a empresa vai avaliar também como atuará com o novo centro de inovação e pesquisa. Por enquanto, sobre pesquisas próprias ou parcerias com universidades.

A companhia investe 5% do faturamento em pesquisa, desenvolvimento e tecnologias digitais. No ano passado, 23% das receitas vieram da venda de novos produtos.  

Continua depois da publicidade

Fundada por imigrantes alemães em Jaraguá do Sul, a Duas Rodas fabrica mais de 3 mil itens para alimentos e bebidas. Conta com mais de 10 mil clientes no Brasil e exterior.

Leia também

Governo de SC e embaixada dos EUA no Brasil firmam parceria permanente em áreas prioritárias

Empresário visionário lança livro, filme e revela sonho de construir “uma nova cidade”

Acate chega a 1,7 mil associados e apoio a mais de 20 mil alunos de tecnologia

Parceiras da Döhler oferecem produtos especializados no enxoval do BBB

Fazenda de SC abre inscrições a programa que visa recuperar R$ 1,5 bilhão de ICMS em atraso

Destaques do NSC Total