A retomada da economia brasileira está fraca, mas o Bradesco, um dos maiores bancos privados do Brasil, está otimista. Foi esse o recado do novo presidente da instituição, Octávio de Lazari Junior, e do economista-chefe Fernando Honorato Barbosa, em palestra para 430 lideranças empresariais na noite de segunda-feira, na reunião da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Segundo Honorato, as reformas que mais ajudarão a economia são o teto de gastos, as mudanças trabalhistas e a nova taxa de juros do BNDES. No lado do consumo, ele citou a inflação baixa, queda dos juros, maior confiança do consumidor, menor endividamento das famílias e baixos estoques. Para ele, a eleição terá pouco impacto no consumo, mais no investimento. Na foto, Honorato (E), os vice-presidentes da Acij João Martinelli e Ovandi Rosenstock, Octávio de Lazari e o presidente da Acij Moacir Thomazi.
Continua depois da publicidade
Joinville em alta
A abertura da reunião do conselho da Acij, segunda, foi de reconhecimento aos diferenciais de Joinville, tanto pelo prefeito Udo Döhler quanto por Octávio de Lazari, que escolheu a cidade para sua primeira vista como presidente do Bradesco. Falando de economia, o banqueiro disse que se existe um Estado e uma cidade que podem ser representativos do que pode acontecer de bom com o Brasil, esse Estado é SC e a cidade, Joinville. E Döhler foi aplaudido ao citar que a cidade tem o terceiro melhor Ideb (educação básica) do país. Disse também que a economia de Joinville vai triplicar nos próximos 30 anos e o mesmo ocorrerá com sua população.
Ampe muda
A Ampe Metropolitana realiza segunda-feira a posse da diretoria reeleita para o mandato de 2018/2020, que tem à frente o empresário Piter Santana. No mesmo dia, a entidade inaugura nova sede na Av. Rio Branco, número 533, em Florianópolis e vai comemorar seus oito anos de atuação, completados dia 9. A Grande Florianópolis conta com cerca de 65 mil micro e pequenas empresas e 53 mil empreendedores individuais formalizados.
Continua depois da publicidade
Supermercado solar
A primeira usina solar instalada dentro do programa Supermercados Solares lançado pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em parceria com a Engie Geração Solar Distribuída e o BRDE foi em São Miguel do Oeste. A rede Vipi de Supermercados instalou 234 módulos em área de 900 metros quadrados. Com essa cobertura fotovoltaica, vai conseguir reduzir em 87% o valor da conta de luz da loja. O empresário Francisco Crestani investiu R$ 400 mil e espera retorno em até quatro anos. O plano é fazer o mesmo nas outras duas lojas da rede. Segundo o presidente da Engie Solar, Rodolfo Pinto, o projeto é favorável ao setor que tem alta demanda de energia e grandes áreas livres em telhados.
Leia também as publicações de Pedro Machado e Claudio Loetz
