Com população estimada em 276 mil habitantes e uma economia dinâmica puxada pela exportação de proteína animal, Chapecó fechou o primeiro mês de 2025 com liderança nacional no saldo de empregos no comércio, segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho. Foram 377 novas vagas. Entre os setores que se destacaram estão comércio em geral, vendas por atacado, comércio de combustíveis, materiais de construção e equipamentos de informática.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
‘Capital do Oeste de SC’ e sexta maior cidade do estado, Chapecó, a partir do agro, se tornou forte polo regional com setores da indústria e serviços dinâmicos, que impulsionam o comércio. Para o prefeito João Rodrigues, este é mais um dado positivo entre os diversos do município.
– No mês de janeiro, enquanto o país e o estado tiveram números negativos no comércio, Chapecó seguiu tendo bons números. Isso porque a administração municipal tem investido mais de R$ 1,2 bilhão em infraestrutura nos últimos quatro anos, tem desburocratizado processos para facilitar o empreendedorismo, tem atraído investimentos e tem atuado como um indutor do desenvolvimento econômico – afirma o prefeito.
Porto catarinense fará testes para receber navios gigantes
Continua depois da publicidade
Entre os segmentos do comércio de Chapecó que vão crescer mais este ano está o varejo de moda e acessórios, além de lojas em geral. Isso porque a cidade vai ganhar um shopping center em meados do ano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação do município, Márcio da Paixão Rodrigues, atribui o bom desempenho do emprego no varejo aos elevados investimentos públicos feitos pela prefeitura, liberdade econômica maior em função de nova lei municipal e a participação das entidades empresariais que apoiam a organização da cidade e investem.
A Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Chapecó apurou que o ranking Top 5 das cidades que mais criaram vagas no comércio em janeiro deste ano foram: Chapecó, em SC (377 vagas), Macapá, no Amapá (232), Maringá, no Paraná (211), Cajamar em São Paulo (204) e Sorriso no Mato Grosso (168).
Leia também
Empresários de SC e de SP participam de missão ao festival de inovação SXSW nos EUA
Economista diz que gestão de Donald Trump pode criar oportunidades ao Brasil
SC tem mais de 1 milhão de pessoas com curso superior completo; saiba áreas que lideram
SC estreia no cultivo de planta para fazer combustível de aviação, o SAF