Ao falar sobre planejamento para o desenvolvimento futuro de Joinville no evento SC: o Norte Encontra o Norte, o prefeito Adriano Silva (Novo) destacou o avanço na qualidade da educação pública oferecida. Segundo ele, em três anos, o município conseguiu sair do 9º lugar e 15º lugar para o primeiro lugar nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para as séries iniciais e finais entre as grandes cidades brasileiras.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– Nós temos dezenas e dezenas de programas que olham o cidadão, o CPF, o aluno. Então, hoje, a cada três meses, fazemos uma prova que é o Índice Municipal de Desenvolvimento da Aprendizagem (Idem). E nós sabemos como aquele aluno está indo, nós também sabemos como aquela sala de aula está indo, como aquele professor performa em relação ao outro professor, e, com isso, nós temos vários programas. O aluno que não está indo bem, vai para a aula de reforço para não perder o ano. O professor que não está se destacando, vai fazer aula com o professor que se destaca naquela área – detalhou o prefeito Adriano Silva, ao destacar que o aluno está no centro de todas as atenções.
De acordo com o chefe do executivo de Joinville, o Idem tem proporcionado um ganho extraordinário com avanços no Ideb. Ressalta que o município tem a segunda maior rede de educação da Região Sul, atrás apenas da de Curitiba. A rede joinvilense tem 78 mil alunos, que estudam em 170 escolas administradas pela Secretaria Municipal de Educação.
– Conseguimos implementar a meritocracia na educação. Como nós temos os indicadores, como nós trabalhamos os indicadores, nós sabemos exatamente como cada sala de aula está indo. Aí, podemos promover um bônus salarial no final do ano para todos os servidores da educação. Vale também para o auxiliar de educação, a merendeira, o zelador. Todos podem ganhar um 14º salário, desde que a gente atinja as metas de aprendizagem dos nossos alunos – enfatizou Adriano Silva.
Continua depois da publicidade
Além disso, o município investe em infraestrutura. Um dos programas é para aula de game, em parceria com o Senai SC. São mais de mil alunos com aulas de programação para desenvolver games.
Outra iniciativa relevante na educação são novas creches em parceria com o setor privado. Uma das creches acaba de ser inaugurada no Comasa do Bairro Boa Vista, com 460 vagas. E mais 14 dessas unidades estão em construção, totalizando 10 mil novas vagas para crianças no município.
Para o contraturno escolar, a prefeitura tem o programa Trilhas da Educação, com atividades de cultura, esporte e empreendedorismo. Uma das parcerias é com o Instituto Festival de Dança, que tem mais de dois mil alunos de dança nas escolas municipais.
Notas altas no Ideb
No último Ideb divulgado em 2024, a educação municipal de Joinville alcançou aprovação de 99,54% nos anos iniciais do ensino fundamental e nos anos finais do ensino fundamental, a aprovação ficou em 99,54%. Ambos resultados foram os melhores desde 2005.
Continua depois da publicidade
Leia também
Dos ovos aos grãos: bilionário de SC adquire fazendas e vai plantar 300 mil hectares
Setor de tecnologia de SC vai abrir 100 mil vagas até 2027; maioria para desenvolvedores
Após verão com recordes de turistas em SC, líderes do setor veem futuro mais promissor
Tupy: governo federal quer mexer em time que está ganhando em meio à turbulência