Santa Catarina registrou em fevereiro crescimento de 1,8% na produção industrial frente ao mês anterior, janeiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2022 registrou queda de -4,6%, no ano recuou -4,5% e no acumulado de 12 meses, -4,1%. Os dados são da pesquisa Produção Industrial Mensal Regional (PIM) do IBGE.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No mesmo mês a produção da indústria brasileira recuou -0,2% frente a janeiro na série com ajuste sazonal, teve queda de -2,4% frente a fevereiro de 2022, recuou -1,1% nos dois meses deste ano e -0,2% no acumulado de 12 meses até fevereiro.

Segundo apuração do IBGE, a produção de fevereiro comparada com o mesmo mês do ano passado em SC teve crescimento nos grupos de produtos de de borracha e plástico (8,8%), veículos, reboques e carrocerias (7,1%), móveis (6,6%), máquinas e equipamentos (5,1%)

Registraram queda nessa mesma comparação os setores de minerais não metálicos, que inclui cerâmicas e outros (-20,8%), produtos de madeira (-7,6%), confecções e acessórios (-6,3%), máquinas equipamentos e materiais elétricos (-6,1%), metalurgia (-3,8%), produtos de metal (-3,1%), produtos químicos (-1,0%), e papel e celulose (-0,1%).

Continua depois da publicidade

Além dos desempenhos melhores em alguns setores, a alta maior na comparação de fevereiro frente a janeiro teve influência sazonal, porque várias empresas reduzem a produção em janeiro devido às férias coletivas.

Leia também

Acatmar estuda uso de drones britânicos para limpar o mar em SC

Por que a Coreia do Sul inspira a Fiesc e a economia brasileira

Governador vai receber Lide-SC para debater competitividade

Atividade econômica fica estável em SC em janeiro, apura o Banco Central