O projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção da nova penitenciária de Blumenau vai receber propostas de investidores nesta terça-feira (3) para a construção do empreendimento. Mas antes, o governador Jorginho Mello e equipe foram surpreendidos com um reconhecimento internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU) considerou o projeto uma referência em desenvolvimento social e pediu para que fosse apresentado em evento da Comissão Europeia em Belgrado, na Sérvia, há duas semanas.
Continua depois da publicidade
O projeto chamou a atenção da ONU por oferecer uma solução completa de recuperação de detentos, afirma o presidente da Invest SC, Renato Lacerda, que apresentou o projeto no evento europeu.
– É um projeto que ganhou destaque internacional pela qualidade do seu desenvolvimento com foco social, recuperação da pessoa privada de liberdade através do estudo, do trabalho e o cuidado com a família. Cuida para que a família não fique desamparada e que o detento possa, depois de cumprir a dívida com a sociedade, retornar qualificado ao mercado de trabalho. Num estado com pleno emprego, o ex-interno pode conseguir um emprego de boa qualidade – explica Lacerda.
A penitenciária de Blumenau é uma das planejadas pelo governo de SC com essas características de atendimento aos detentos. Ela está em processo de concessão ao setor privado que prevê, para esta terça-feira (3) o recebimento de propostas de investidores para construir e apoiar nas operações do complexo, que seguirá sob a gestão da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP/SC).
A expectativa da Invest SC é de que serão apresentadas duas ou três propostas. E, se tudo der certo, o governador Jorginho Mello e equipe poderão bater o martelo da bolsa de valores B3, em São Paulo, dia 10 de junho.
Continua depois da publicidade
Ainda sobre o evento em Belgrado, que era sobre desenvolvimento sustentável, Lacerda disse que o projeto catarinense foi muito bem recebido e despertou interesse de lideranças de outros países que vieram solicitar mais informações.
Leia também
Preço do gás natural quatro vezes mais caro que no exterior causa perdas a SC e ao Brasil
Viagem de Jorginho Mello à Ásia pode ter anúncio de investimento chinês em SC
Do interior a gigante nacional dono do Fort; primogênito do Grupo Pereira conta trajetória
Barco autônomo com inteligência artificial feito em SC vai monitorar Usina Belo Monte
Professor de SC que se destaca nos EUA com livros sobre odontologia digital é homenageado
 
				 
                                    