Com o propósito de apresentar a economia catarinense como um todo e as oportunidades de investimentos no estado a empresários japoneses, o governo de Santa Catarina realiza na manhã desta quarta-feira (17) o SC Day Tóquio. O evento será na sede embaixada do Brasil no Japão e a apresentação do estado será feita pelo governador Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

As participantes de ambos os países são companhias que atuam nos setores de alimentação, tecnologia e energia, entre outros. O SC Day é organizado pela Secretaria de Estado de Articulação Internacional e tem se tornado uma estratégia de apresentação da economia do estado no exterior pelo governador.

Entre as empresas que confirmaram presença estão grandes grupos japoneses com atuação diversificada no Brasil e até em Santa Catarina como é o exemplo da Mitsui (grande acionista da SCGÁS). Além dela, estarão a Mitsubishi, Sumitomo, Itochu, Marubeni, Ykorei e Nippon. Das gigantes brasileiras estarão a BRF e a Seara (empresa da JBS), que nasceram em SC e seguem com forte presença de negócios no estado.

– Santa Catarina é um estado confiável, com excelência em sanidade animal, um parque industrial competitivo e vocação para inovação e tecnologia. Estamos aqui para mostrar e abrir portas, atrair investimentos em benefício do nosso estado – destacou Jorginho Mello.  

Continua depois da publicidade

Entre as empresas que operam diretamente com Santa Catarina estão a BRF Japan e a Seara Japan, unidades de empresas brasileiras para melhor atender ao mercado japonês. Também operam diretamente com produtos de SC a Nippon Ham e Yokorei na área de proteína de frango e suíno.

Segundo a secretaria de Articulação Internacional de SC, as chamadas sogo shosha (Sumitomo, Marubeni, Mitsui e Itochu) são grandes empresas japonesas que têm atuação forte na economia internacional do país, em especial como intermediárias para grande variedade de produtos e serviços. Para o governo de SC, elas têm um papel estratégico porque podem ajudar na atração de negócios e investimentos.

– Vamos agradecer ao Japão por reconhecer nosso modelo sanitário e, ao mesmo tempo, pedir prioridade na abertura do mercado para a carne bovina catarinense, pois temos o primeiro frigorífico habilitado em Santa Catarina. Além disso, queremos estreitar laços com os conglomerados japoneses e posicionar o estado como parceiro em tecnologia, inovação e transição energética – afirmou o secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen.

Na quarta-feira à tarde, a comitiva de SC vai visitar os ministérios das Relações Exteriores às 15h, e Agricultura, às 16h. Os temas dessas visitas serão ampliação do comércio bilateral e abertura do mercado japonês para a carne bovina de Santa Catarina. O estado foi o primeiro do Brasil a ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação, tanto que em meados de 2013 o Japão abriu seu mercado para a carne suína de SC, decisão que foi celebrada com evento catarinense em Tóquio naquela ocasião.

Continua depois da publicidade

Entre os integrantes da delegação de SC estão presidentes da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) Diego Ramos, da Federação das Empresas de Comércio, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC) Hélio Dagnoni, da Associação dos Frigoríficos Entrepostos de Inspeção Estadual de Santa Catarina e Japão (AFEIESC) Ariel Henrique Bichels Verdi, o CEO do Porto Itapoá Ricardo Arten, o superintendente da Portonave Osmari Castilho Ribas, o senador Jorge Seif, os prefeitos de Joinville, Adriano Silva, e Blumenau Egidio Ferrari, além de outros empresários, secretários e executivos do Estado de Santa Catarina.

Parceria na produção de maçãs

A renovação da parceria entre SC e Aomori, província do Japão, é importante e histórica porque significa continuidade de intercâmbio que iniciou no começo dos anos de 1980 e teve como destaque a importação de mudas de maçãs da variedade Fuji, que se adaptou de forma excelente na Serra Catarinense. Foi estratégica para o estado produzir, nas últimas décadas, uma das maçãs mais saborosas do mundo.

Leia também

‘Rei do Ovo’ diz que Bolsa Família vicia e elogia liberalismo trabalhista dos EUA

Jader Almeida, designer criador de marca de luxo, começa a projetar edifícios

“A medicina do estilo de vida é a grande inovação para a saúde mental”, diz psicóloga

Conheça a empresária que incluiu os vinhos argentinos entre os melhores do mundo

Grupo Softplan se divide e cria nova empresa de TI ao setor privado