Criador da maior marca de luxo brasileira, a que leva o seu nome, JADER ALMEIDA, o designer, arquiteto e artista catarinense acaba de dar o passo que faltava para imprimir a sua criatividade em maiores dimensões. Ele projetou e assina o Enora Residence, empreendimento residencial no bairro Jardins, em São Paulo, das incorporadoras Barbara e Lucio, que terá duas torres.

Continua depois da publicidade

É a estreia de Jader Almeida em edifícios que projetam seus traços característicos e sua arte. Como o designer-arquiteto é voltado à estética e estudioso de movimentos artísticos globais, entre os quais o modernismo, a expectativa é de que crie edifícios diferenciados, para que se tornem referências urbanísticas como os do espanhol Antoni Gaudí e do brasileiro Oscar Niemeyer.

Veja mais imagens do projeto do Enora Residence e de Jader Almeida:


– Fiz um porte-cochère aberto. Uma das premissas era não ter grade porque em São Paulo é tudo muito fechado. Então, para esse projeto, eu coloquei uma rocha que sustenta um grande volume reflexivo e depois emerge a torre com um jardim vertical que vai pontuando com um painel arquitetônico de 23 andares e 102 metros de altura. Serão duas torres gêmeas que se juntam pelo lobby, pelo hall, e criam a estrutura do empreendimento – explica Jader Almeida.

O Enora, que acaba de ser lançado, é um projeto de luxo, de 52 unidades residenciais com plantas flexíveis de 314 a 400 metros quadrados e coberturas de 612 e 787 metros quadrados. Questionado pela coluna se o conjunto de edifícios terá traços marcantes do seu trabalho, afirmou que, com certeza, será possível ver que é um JADER ALMEIDA.

Continua depois da publicidade

Com pouco mais de 20 anos de carreira, Jader Almeida se destacou no Brasil e exterior por criar mais de 1,2 mil produtos autorais para o habitat humano. Com uma coleção de prêmios, ele se consagrou pela qualidade, criatividade e arte em mobiliário, outros produtos de uso no lar, esculturas, quadros e até jóias. Uma prova desse reconhecimento é o ticket médio das lojas da marca, que vai de R$ 300 mil a mais de R$ 1 milhão.

O Enora Residence é assinado por Jader Almeida tanto na arquitetura externa, quanto na interna, incluindo produtos artísticos da sua autoria. O objetivo é um projeto para os novos tempos que reúne funcionalidade, sofisticação e bem-estar, mas conectado com o mundo, combinando cidade e natureza.

– Minha intenção com o Enora não foi simplesmente ocupar um terreno especial, mas criar algo que tivesse permanência, que dialogasse com o tempo. Esse projeto é resultado de um gesto coletivo, de encontros, discussões e refinamentos constantes, dos quais alinharam técnica, estética e propósito em uma síntese precisa. A arquitetura aqui dissolve as fronteiras entre interior e exterior. As torres, que interpreto como casas suspensas, foram desenhadas com cuidado nos traços, nos vazios e na matéria, conectadas por um elemento escultórico vertical que conduz o olhar e integra a arquitetura ao seu entorno – destaca o designer e arquiteto.

O futuro empreendimento será numa parte alta dos Jardins, esquina da Alameda Itu com a rua Padre João Manoel. A escolha do nome foi de Jader Almeida. Segundo ele, é de origem celta e significa honra, que remete a valores de respeito, atenção aos detalhes e compromisso com a excelência.

Continua depois da publicidade

O empreendimento contará com espaços especiais como o Gallery Lobby, Chef’s Kitchen, Outdoor Dinner, Multiuse Room, Interactive Sports, Kids Playroom, Mindful Garden e Tênis Court, o Terrace. Cada espaço terá suas características singulares. O Tênis Court, por exemplo, terá quadra envolta pela paisagem, transformando o terraço em apoio e plateia para experiências cotidianas.

Jader Almeida avalia que esse seu primeiro projeto de edificação urbana traz uma arquitetura que respeita o tempo, valoriza o local e celebra o viver com elegância, solidez e emoção.

Leia também

“A medicina do estilo de vida é a grande inovação para a saúde mental”, diz psicóloga

Conheça a empresária que incluiu os vinhos argentinos entre os melhores do mundo

Grupo Softplan se divide e cria nova empresa de TI ao setor privado

Por que multinacional de SC prefere formar os próprios executivos

Líder de grupo bilionário revela estratégias para empresas crescerem e serem longevas