Que estratégias adotar para uma empresa crescer de forma acelerada, ser bem administrada e longeva? Essas foram perguntas que o empresário José Koch, cofundador e CEO do Grupo Koch, dono das redes supermercadistas Komprão Atacadista e Super Koch respondeu com base nas experiências da companhia que lidera. Ele fez a palestra “De feirantes a gigantes: o sucesso de uma cultura empreendedora” na ExpoGestão 2025, maior congresso sobre gestão do Sul do Brasil, que abriu nesta terça-feira e vai até quinta, na Expoville em Joinville.
Continua depois da publicidade
O Grupo Koch, fundado há 30 anos pelos irmãos Koch, em Tijucas, é a maior empresa do setor com sede em Santa Catarina. Está presente em 35 cidades, com mais de 80 lojas. Em 2024, alcançou faturamento de R$ 9 bilhões e para 2025 projeta R$ 11,5 bilhões, 27% maior.
Veja mais fotos sobre a palestra de José Koch e da última inauguação do grupo:
De acordo com José Koch, para ter uma empresa que cresce rápido e seja longeva ele recomendou criar um negócio escalável, ou seja, que possa ser oferecido de forma igual em diversas cidades, a diversos mercados, cuidar da gestão financeira e ter uma boa governança, ou seja, ter uma administração harmoniosa entre os acionistas.
– O Grupo Koch cresceu muito dos últimos oito anos para cá, foi quando descobrimos que nós precisávamos fazer lojas que era possível replicar, fazer lojas muito parecidas. Então, cada negócio você tem que fazer de forma que consiga crescer com escala, crescemos mais quado descobrimos que seria possível fazer escala tanto no atacado quanto no varejo – afirmou José Koch em sua palestra na Expogestão.
Continua depois da publicidade
O empresário também reforçou a importância de ter uma vida familiar em harmonia, sem conflitos entre acionistas. Enfatizou a necessidade de ter um conselho de família e um conselho de administração.
-É importante falar sobre esse tema porque em Santa Catarina, 99% das empresas são familiares. E quando a família não está unida, quando a família não está em sintonia, começa a ter problemas. Se a família não está unida, vai dar problema na lucratividade e vai dar problema no fluxo de caixa – alertou o empresário.
O CEO do Grupo Koch também falou em expansão. Informou que o planejamento deste ano prevê 12 novas lojas e três já foram inauguradas. A próxima, da rede Komprão Atacadista, será no bairro planejado Pedra Branca, em Palhoça, e será inaugurada dia 18 de junho, a próxima quarta-feira. Esta será a 84ª unidade do grupo. Ele apresentou também as projeções de longo prazo. Até 2028, o grupo pretende ter 140 lojas no país e alcançar faturamento de R$ 20 bilhões.
Leia também
Em marcha lenta, Florianópolis e outras cidades avançam em saneamento
ExpoGestão terá mobiliário sustentável feito de papelão ondulado
SC amplia para 30% o mínimo de importações terrestres via Dionísio Cerqueira
O ensino técnico é um dos desafios da educação pública de Santa Catarina
Instituto pela educação, fundado por ex-BC para homenagear filho, inicia programa em SC







