Santa Catarina conta com um 1,6 milhão de empresas ativas. Elas têm 3,28 milhões de sócios e, desse total, 1,25 milhão são mulheres empreendedoras, o que corresponde a 38,2% do total. Neste ano de 2025, foram abertas 256 mil novas empresas no estado com 340,4 mil sócios, dos quais 139 mil são mulheres, o que corresponde a 40,8% do total.
Continua depois da publicidade
Os dados são da Junta Comercial do Estado de SC (Jucesc) e estão sendo destacados nesta quarta-feira para marcar o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro. A participação de mulheres na abertura de CNPJs está maior este no estado, mostram os números.
Os dados da Jucesc mostram também que as mulheres empreendem mais no comércio. Do total de sócias e donas de empresas, o maior número está no comércio: 343 mil. Depois, o segundo maior número de sócias está na indústria de transformação com 158 mil. Em terceiro lugar estão serviços administrativos e complementares, com 101 mil.
Na sequência, vem serviços de alojamento e alimentação (95 mil), atividades profissionais científicas e técnicas (91 mil), outros serviços (87 mil), saúde e serviço social (70 mil), construção (56 mil), atividades imobiliárias (54 mil) e transportes (49 mil).
– O crescimento da participação de mulheres liderando as empresas reflete a força e a capacidade feminina. Elas estão empreendendo mais, inovando e investindo. E o empreendedorismo feminino é uma das prioridades do governador Jorginho Mello e minha. Por isso investimos na criação e manutenção de iniciativas como o Pronampe Mulher e os programas Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa. Ações essenciais para que as catarinenses tenham mais opções para criar suas empresas, garantindo sua independência e gerando emprego e renda – afirmou a vice-governadora de SC, Marilisa Boehm.
Continua depois da publicidade
O empreendedorismo feminino gera ciclo positivo na economia, observa a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling. Ela destaca que isso ocorre por diversos fatores. Um deles é que a mulher está investindo no próprio negócio, está se qualificando cada vez mais e, além de conquistar a própria renda, está criando emprego para outras pessoas.
Entre as milhares de trajetórias de empreendedoras em SC, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), que apurou os dados na Jucesc, buscou como exemplo nessa divulgação o da empresária Suzana Santos, de São João Batista. Ela é industrial do setor de calçados e dá nome à marca da empresa da família fundada pelo pai. Com fábricas em SC e na Bahia, a Suzana Santos emprega 2,5 mil colaboradores, atua no mercado nacional e exporta para 25 países.
Angeloni inaugura novo supermercado em Jurerê Internacional
WEG anuncia cidade que vai receber nova fábrica de quase R$ 1 bilhão
Parceria pelo fim da violência contra a mulher une entidades públicas e privadas em SC
Financiamentos de SC junto ao BNDES chegam a R$ 14,1 bilhões até setembro
Programa ACATE 1Bi discute fusões e aquisições para empresas se tornarem bilionárias
Maior município de SC por área territorial mostra potencial para atrair novos investimentos

