O saldo de contratações de profissionais com curso superior em Santa Catarina durante 2024 somou 6.614 vagas. Este foi o terceiro maior número absoluto no Brasil e quase o dobro do registrado em 2023 no estado. A apuração dos dados foi feita pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) nas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A Facisc apurou que o destaque no estado é no setor de saúde e bem-estar. Das 6.614 novas vagas, 1.683 foram de profissionais de saúde como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de educação física e psicólogos. Isso significa que as admissões estão ligadas ao crescimento da população e busca de qualidade de vida.
– O dinamismo do mercado de trabalho, além de atrair mão de obra para o estado, impulsionou toda uma rede de apoio de contratações de mão de obra qualificada. Também entendemos que as empresas catarinenses valorizam trabalhadores que dedicam parte do seu tempo para se especializarem e adquirirem crescimento profissional ao longo da carreira – avalia o empresário Elson Otto, presidente da Facisc.
Outro destaque no total de novos empregos para pessoas com graduação foi o setor de tecnologia da informação. No ano de 2024, somou 1.005. Entre os cargos que melhor remuneram graduados estão os de analistas de sistemas computacionais e pesquisadores de engenharia e tecnologia.
Continua depois da publicidade
Para Guilherme Tomio, sócio de empresa de tecnologia para educação, a vinda de profissionais de outros estados e países também amplia a concorrência e faz com que os catarinenses se qualifiquem mais. Segundo ele, as pessoas buscam qualidade de vida em Santa Catarina.
Um exemplo de empresa que tem contratado quase somente profissionais com graduação é a startup do empresário Paulo Augusto Gearbugio da Silva. Ele tem somente funcionários graduados para atividades como desenvolvimento de softwares, projetos de arborização urbana e gestão de árvores.
– Começamos apenas eu, meu sócio e uma estagiária. Depois que a estagiária se formou, a contratamos. Hoje a nossa equipe tem nove funcionários, todos com ensino superior. Também contratamos serviços de empresas de recursos humanos e assessoria jurídica, ambas trabalham com mão de obra especializada – explica o empresário Paulo Gearbugio.
Leia também
Empresário do comércio de SC está menos confiante; entenda
Quem vai pagar a conta da alta das tarifas de aço e alumínio dos Estados Unidos
Grupo Vila Galé anuncia estudos para três projetos de hotéis em Santa Catarina
Balneário Camboriú tem o primeiro porto turístico alfandegado do Brasil
Decisão de Trump de taxar aço e alumínio piora cenário para o Brasil e SC
 
				 
                                    