Situados no Estado líder em moda no Brasil – Santa Catarina responde por 26% da produção  e 38% das exportações de confecções do país – shopping centers aproveitaram o mês de setembro para promover moda e cultura. Esse movimento – no mesmo período dos grandes desfiles de moda internacionais – fortalece a interação com os diversos públicos dos empreendimentos, incentiva negócios e novos talentos que estão sendo formados em cursos de design de moda.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Uma dessas iniciativas foi o Beiramar Fashion Trends, do Beiramar Shopping, realizado de 20 a 24 de setembro. Entre os destaques, o início de cada noite de desfiles contou com a inovadora criação de look ao vivo, no palco, com tecidos da centenária loja Kotzias, de Florianópolis.

Nas passarelas, modelos, crianças, empresárias e clientes, pessoas de diversos perfis, promovendo uma interação positiva com todos os públicos do empreendimento, destacou o gerente de Maketing do empreendimento, Carlos Francisco Pamplona Junior. Os desfiles contaram com 20 marcas  e o encerramento do evento foi com show da cantora Luiza Possi.

– O Shopping Beiramar fez parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Os estudantes que fazem as disciplinas de produção de moda participam e isso vale como experiência de trabalho nessas disciplinas – informou a coordenadora do evento, jornalista Maristela Amorim, destacando a importância da participação da academia.

Continua depois da publicidade

E nesta sexta-feira (29) teve o encerramento do Santa Catarina Fashion Week, no Continente Shopping. O evento contou com desfiles de oito marcas, participação de estudantes de cursos de moda das universidades Udesc e Unesc e desfile do designer de moda de Fortaleza, Kallil Nepomuceno.   

O gerente de Marketing do Continente Shopping, Fábio Quintana, disse que o evento foi muito bem sucedido. O empreendimento buscou criar um espaço especial para apresentar e valorizar a moda na Grande Florianópolis e mostrar a criatividade e originalidade de quem trabalha no setor e dos estudantes, que serão os futuros profissionais.

Um dos desfiles do SC Fashion Week, no Continente Shopping (Foto: Mariana Smania, Divulgação)

Udesc mostra Upcycling

Um destaque do evento foi o Upcycling, levado para a passarela por estudantes da Udesc. Nova palavra usada principalmente no mundo da moda, Upcycling consiste em “reutilização para cima”, ou seja, reaproveitar materiais e insumos com foco na sustentabilidade na produção, mas também ter resultado econômico.

Continua depois da publicidade

Quatro looks criados por alunos da Udesc, sob a supervisão da professora Luciana Lopes, tiveram esse foco no Upcycling, a partir de peças de brechós e outros itens têxteis reutilizados.

Julia Zonta, uma das estudantes que participaram das criações, disse que esse método é bastante educativo. Isso porque prevê criar uma peça de forma inversa, isto é, pegar uma peça que já existe e fazer outra completamente renovada.

Passada a pandemia, eventos de moda voltam a ser realizados em SC. O setor têxtil e de confecções está no DNA da indústria catarinense, com mais de 140 anos de atuação no Estado. É o maior empregador da indústria com cerca de 20% das vagas oferecidas e quase 9.200 empresas, segundo dados do Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de SC.

 A entidade vê no setor potencial para marcas do Estado ganharem espaço no mercado mundial da moda com alto valor agregado. A formação nas universidades é fundamental.

Continua depois da publicidade

Além das iniciativas dos shoppings, são realizados outros eventos e feiras no Estado, como o ONDM, esta semana, no Expocentro Balneário Camboriú, e a Fenin Fashion, realizada em julho, que veio para SC em função do novo Expocentro de BC.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

“Ficou muito simples de usar uma coisa muito poderosa”, diz especialista em IA

Empresa de transportes Reunidas sai da recuperação judicial

Reunidas arruma a casa, paga dívidas e se prepara para sair da recuperação judicial

Saiba quem integra a chapa única à sucessão na Facisc

Em carta do congresso de municípios, Fecam questiona projeto da reforma tributária

Empresa de SC lança inteligência artificial que ajuda prevenir AVC e infarto

Destaques do NSC Total