Em chapa de consenso, o Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina (Sindaf-SC) elegeu nova diretoria dia 18 deste mês e, nesta quarta-feira, fez uma reunião de transição entre os integrantes da diretoria atual, que se encerra em 31 de março, e a nova, que assume em abril. O atual presidente, Sandro Medeiros Alves, foi reeleito para seguir à frente da entidade por mais uma gestão de dois anos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
De acordo com o sindicato, o encontro desta quarta-feira teve como objetivo principal garantir uma transição eficiente, promovendo a comunicação e a defesa dos interesses da categoria. Houve troca de informações sobre trabalhos importantes realizados e próximos desafios. Além de Sandro Medeiros Alves, outros integrantes da atual diretoria seguem na nova, que atuará até março de 2025.
Os auditores estaduais de finanças públicas desenvolvem a função estratégica de fazer a gestão de todos os recursos financeiros do Estado. Eles colaboram para a arrecadação, recebem os recursos, planejam, destinam para os órgãos que farão o uso dos mesmos, fazem a contabilidade e, depois, prestam contas.
É uma carreira de estado que trabalha em sintonia com cada governo que assume, cuidando das finanças para que possam ser executadas as prioridades definidas por cada gestão. Atualmente, é da gestão do governador Jorginho Mello, em trabalho mais diretamente com o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.
Continua depois da publicidade
O sindicato explica que os auditores estaduais de finanças públicas desempenham um papel fundamental na administração estadual, atuando como pilares da transparência e da responsabilidade fiscal. Suas atribuições incluem garantir a conformidade das informações, orientar os gestores públicos e elaborar relatórios que monitoram a arrecadação, a execução orçamentária e os indicadores de responsabilidade fiscal. São profissionais essenciais para assegurar que os processos ocorram de maneira eficiente e alinhada aos princípios da boa governança.
Sandro Medeiros Alves é servidor da Secretaria de Estado da Fazenda há 15 anos e, a partir de 2020, assumiu o desafio de representar a categoria no sindicato, que foi fundado há 15 anos. A pedido da categoria, este ano ele aceitou o desafio de buscar mais uma reeleição em chapa única e foi reconduzido ao cargo com 100% dos filiados que votaram. Dos 103 filiados, 62 participaram.
Atualmente, Santa Catarina conta com 110 auditores estaduais de finanças públicas. A previsão para o Estado é de 200 profissionais. Para o sindicato, é necessário fazer um novo concurso para aumentar o quadro e incluir profissionais com novos conhecimentos.
– Talvez não seja necessário completar esse número de vagas, mas, realmente, a deficiência existe. E, com certeza, pessoas novas vão trazer uma visão diferente, uma vontade de fazer mais com o engajamento com quem já está no serviço – afirma o presidente.
Continua depois da publicidade
A posse da nova diretoria será em abril. Tanto os integrantes atuais, quanto os que estão assumindo mantém diálogo em favor dos interesses da carreira, para que seja compreendida e tenha o apoio necessário para seguir trabalhando com excelência.
Nova diretoria do SINDAF/SC (2025-2027)
• Sandro Medeiros Alves – Presidente
• Abel Guilherme da Cunha – Vice-Presidente
• Pedrinho Luiz Pfeifer – Diretor Financeiro
• Simone Pereira dos Santos – Diretora Administrativa
• Andre Amaral Medeiros – Diretor Jurídico
• José Luiz Bernardini – Diretor de Comunicação e Integração Social
• Daniel Alves Damiani – Diretor de Desenvolvimento Profissional
• Rafael Almeida Pinheiro da Costa – Diretor de Relações Institucionais
Conselho Fiscal
• Bruno Hubacher da Costa – Conselheiro Fiscal
• Vanessa Marcela Nascimento – Conselheira Fiscal
• Emanuella Seemann Hubttemann – Conselheira Fiscal
Leia também
Quem é o novo presidente da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina
Empresas de SC faturam R$ 1,26 trilhão em 2024, revela o secretário da Fazenda
Outback inaugura segundo restaurante em Florianópolis
SC participa de projetos nacionais inéditos para descarbonizar o setor automotivo
Ministro da Economia de Portugal debate acordo Mercosul e União Europeia em SC
 
				 
                                    