A Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc), desde o dia 1º defevereiro, está com uma nova diretoria executiva para gestão de um ano. O novo presidente é Pablo Rodrigues, estudante do curso de administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), de Florianópolis. O desafio da nova diretoria é liderar trabalho da entidade que representa 65 empresas juniores, entre as quais algumas das mais admiradas do país.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Pablo Rodrigues vem da Udesc Esag, uma universidade com tradição no empreendedorismo estudantil, que colabora para a melhoria da gestão de empresas por meio de consultoria e também na formação de lideranças. A Udesc conta com 15 empresas juniores, em nove dos seus 13 centros em diversas cidades de Santa Catarina.

O novo presidente foi escolhido para presidir a  Fejesc em função do trabalho que fez na Esag Jr, a primeira empresa junior da Udesc que atua em consultoria empresarial para pequenas e microempresas e está entre as 10 que têm os maiores faturamentos do Brasil.

Na Esag Jr. Pablo Rodrigues foi o idealizador e coordenador da Level One, primeira feira de carreiras para estudantes realizada em 2024. O objetivo do evento foi conectar estudantes de várias universidades para oportunidades no mercado de trabalho. O evento foi um sucesso e ganhará novas edições. Ele também atuou na Esag Kids, programa de extensão que incentiva educação empreendedora para crianças.

Continua depois da publicidade

Nascido em Florianópolis, estudante de escolas públicas, Pablo Rodrigues conta que teve a oportunidade de ser selecionado para uma bolsa de estudo integral para fazer o ensino médio no tradicional Colégio Catarinense. Assim, teve mais facilidade para passar no concorrido vestibular da Udesc Esag.

Como as duas irmãs mais velhas fizeram graduação o mais rápido possível – direito e farmácia bioquímica – recomendaram a ele aproveitar mais as oportunidades de empreendedorismo e extensão oferecidas pela universidade. Ele decidiu seguir esses conselhos.

E como também é músico, trabalha na gestão de projetos culturais. Um dos clientes atuais é Luiz Meira, músico de Florianópolis que é um dos maiores guitarristas do Brasil, trabalhou por 19 anos com a cantora Gal Costa.

– Eu vim para o curso de administração da Esag porque é uma instituição que incentiva a prática do empreendedorismo. Porque eu compreendo que empreendedorismo é resolver problema e a Esag está, a todo momento, nos instigando a resolver tudo o que a gente vê de problemas na sociedade – destaca o estudante.

Continua depois da publicidade

Como presidente da Fejesc, ele informa que um dos maiores desafios é fortalecer a conexão entre as empresas juniores e os ecossistemas de inovação de Santa Catarina. Segundo ele, o plano é envolver todo o estado, tanto os hubs de cidades maiores, quanto as iniciativas de empreendedorismo no interior.

– Nosso objetivo é formar uma geração de líderes que desejem transformar a realidade do Brasil por meio de nossos pilares: mais competitividade, mais ética, mais educação, mais colaboração e mais diversidade. Só assim construiremos um país mais empreendedor – enfatiza ele.

Um dos desafios para este ano é trabalhar mais em parceria com o governo do Estado para colaborar com projetos na área empresarial. Na tarde desta terça-feira, Pablo Rodrigues teve reunião na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) para a Fejesc ser um braço do governo na aplicação dos programas estaduais para micro e pequenas empresas.

Na constelação de 65 empresas juniores de universidades de Santa Catarina representadas pela Fejesc está a Empresa Junior de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a i9 Consultoria, que tem o maior faturamento entre as empresas juniores do Brasil. Além de consultoria, ela tem um negócio próprio: criou, produz (com terceirização) e vende esteiras pediátricas e geriátricas. Teve ano que faturou mais de R$ 4 milhões, observa ele.

Continua depois da publicidade

Outro exemplo destacado por Pablo Rodrigues é a Promat Jr. empresa júnior do curso de matemática da Unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense, de Criciúma. Ela faz um trabalho essencial de formação continuada de professores de matemática do setor público e de destaca como uma das maiores empresas juniores de matemática do Brasil. Também esteve entre as que tiveram maior receita. Conforme o presidente da Fejesc, as receitas obtidas pelas empresas juniores são investidas no aprimoramento da formação dos estudantes, incluindo participação em eventos, cursos e em outras ações.

Diretoria da Fejesc – fevereiro de 2025 a janeiro de 2026
Pablo Rodrigues
(Administração/Udesc Esag)
presidente executivo

Eduardo Hermes
(Engenharia Mecânica/UFSC)
presidente do conselho

Larissa Kuerten

(Engenharia Química/UFSC)
vice-presidente de gente e gestão

João Miguel Portella
(Engenharia de Materiais/UFSC)
vice-presidente de negócios

Filipe Fernandes
(Engenharia Civil/Udesc Joinville)
diretor de desenvolvimento

Luiza Bastos
(Engenharia Civil/UFSC)
diretora de formação empreendedora

Leia também

Empresas de SC faturam R$ 1,26 trilhão em 2024, revela o secretário da Fazenda

Outback inaugura segundo restaurante em Florianópolis

SC participa de projetos nacionais inéditos para descarbonizar o setor automotivo

Ministro da Economia de Portugal debate acordo Mercosul e União Europeia em SC

Resort do litoral de SC é eleito um dos melhores do mundo pelos seus hóspedes