Apesar da tímida retomada da economia do país, a indústria catarinense segue com alta frente a 2017. O setor registrou em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado crescimento de 12% nas vendas reais (descontada a inflação). O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) apurou crescimento nessa comparação em 12 das 14 atividades pesquisadas. Já na comparação com o mês anterior, janeiro, considerando dados dessazonalizados, houve queda de 1,73% enquanto a média nacional foi uma alta de 0,5%. No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas da indústria do Estado cresceram 12,7% na comparação com o mesmo bimestre de 2017. 

Continua depois da publicidade

As maiores altas em fevereiro frente ao mesmo período do ano anterior foram alcançadas pelos setores de vestuário e acessórios (40,8%), produtos de metal (25,7%), produtos alimentícios (24%), máquinas e equipamentos (18,8%) e minerais não metálicos (12,9%). Apenas os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,3%) e produtos de borracha e material plástico (-2,6%) fecharam o mês com resultado negativo nessa comparação. 

Um dos indicadores dessa pesquisa é o pessoal ocupado na indústria. O número total de empregados subiu 2,53% em fevereiro frente ao mesmo mês do ano passado, com crescimento no número de vagas em 11 dos 17 setores avaliados. 

 

Leia mais sobre ECONOMIA nas publicações de Estela Benetti​

Continua depois da publicidade

Veja também:

Associação de SC lança vasilhame padronizado para reduzir custo ao consumidor

Multinacionais têm projetos de US$ 700 mi para gás em SC