nsc
nsc

12 A 17 ANOS

Adolescentes de Blumenau aderem em massa à vacinação contra a Covid-19

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
05/10/2021 - 10h59 - Atualizada em: 05/10/2021 - 11h07
Blumenau vacinou 258 mil pessoas com a primeira dose até segunda-feira
Blumenau vacinou 258 mil pessoas com a primeira dose até segunda-feira (Foto: Patrick Rodrigues)

Os adolescentes de 12 a 17 anos de Blumenau aderiram em massa à vacinação contra a Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde atualizados nesta segunda-feira (4) mostram que 98,8% dos 14.545 blumenauenses estimados nesta faixa etária já receberam a primeira dose. A aplicação da vacina em adolescentes começou no dia 1º de setembro.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A alta adesão veio apesar da desinformação patrocinada pelo próprio Ministério da Saúde, que em meados de setembro orientou estados e municípios a interromper a campanha entre os adolescentes por suposto risco — nem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concordou com a medida.

Para receber a dose na Vila Germânica, adolescentes entre 12 e 17 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais ou com autorização por escrito assinada, conforme modelo do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nessa faixa etária, o único imunizante adotado é o da Pfizer.

Como a coluna informou na segunda-feira, grupos etários que foram incluídos antes na campanha contra a Covid-19 ainda não chegaram a um percentual tão alto de cobertura. Entre os jovens de 18 e 19 anos, por exemplo, apenas 6 mil já se vacinaram (22%). Entre 40 e 49 anos de idade, que começaram a ser atendidos no início de julho, o índice de cobertura mal ultrapassa os 50%. Nenhuma faixa etária abaixo dos 60 anos superou 70% de vacinação (veja os dados detalhados abaixo).

Mas é preciso fazer uma ressalva: parte dos blumenauenses enquadrados nestes grupos por idade foi atendida e registrada em categorias prioritárias, como profissionais de saúde, da educação ou portadores de comorbidades. Ou seja, os números não refletem com exatidão o atual estágio da campanha contra o coronavírus em Blumenau. O total de vacinados é que dá uma dimensão melhor da situação.

A estimativa levada em conta pela prefeitura é de que um total de 291,5 mil pessoas (277 mil adultos e 14,5 mil adolescentes) precisam ser vacinados em Blumenau. Até segunda-feira, haviam recebido a primeira aplicação 258,6 mil blumenauenses, o equivalente a 88,7% do público-alvo. Destes 164,8 mil receberam a segunda dose (56,5%). Até o momento, não há previsão de vacinação de crianças abaixo dos 12 anos.

Ou seja, a procura de fato está mais baixa. Mas isso também tem relação com o fato de que o fim da campanha começa a se aproximar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Região de Blumenau recebe 14 novos policiais civis, mas perde três delegados

Por que Blumenau tem mais de 50 mil vacinas contra a Covid-19 estocadas

Eleições 2022 projetam páreo duro para candidatos de Blumenau

Blumenau investiga servidor que estava de sobreaviso durante apagão das vacinas

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas