nsc
nsc

CONSOLIDAÇÃO

Blumenau inaugura nova fase da Rota de Lazer na Rua XV aos domingos

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
03/03/2022 - 09h24
Rua XV fecha para o tráfego de veículos aos domingos
Rua XV fecha para o tráfego de veículos aos domingos (Foto: Divulgação)

A Rota de Lazer de Blumenau, na Rua XV de Novembro, ganhará novos ares a partir do próximo domingo. Atrações culturais e feirinhas vão ocupar o espaço público regularmente, ampliando as opções de diversão ao ar livre. A nova fase do evento, de consolidação, começa em paralelo a investimentos privados na gastronomia da via.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

No próximo domingo, quem passear pela Rua XV fechada ao trânsito encontrará um teatro de marionetes sobre Fritz Müller, perto do Banco do Brasil, e uma exposição de capoeira na região do Shopping H. Ambas as atrações começam às 10h. Será a estreia de uma programação regular, conduzida pela Secretaria de Cultura e Relações Internacionais e parceiros, entre eles entidades do Sistema S.

Um edital para credenciar grupos de teatro, música e contadores de histórias, entre outras manifestações artísticas, foi lançado na semana passada. O município reservou R$ 48 mil para pagar cachês ao longo do ano. Outras atrações contam com auxílio da Lei Aldir Blanc.

— Temos também ações convidadas, ações do município e de entidades. A ideia é ir juntando e termos uma programação diversificada — explica o secretário Rodrigo Ramos.

Neste domingo estreia também o novo formato do Brique do Sesc, que agora passa a chamar-se Brique de Blumenau. Haverá feirinhas de artesanato nas proximidades da Rua Namy Deeke e na Curt Hering, na quadra perto da Floriano Peixoto. O evento será quinzenal.

Alimentação

As novidades culturais chegam no instante em que uma das principais reclamações do público da Rota de Lazer começa a ser resolvida: a alimentação. A Praça Doutor Blumenau renovada ganhou restaurante e, perto do Teatro Carlos Gomes, uma nova galeria, o Beco Becker, trouxe café e choperia. Somadas essas opções com as já existentes na região da Floriano Peixoto, Calçadão Brueckheimer e sorveterias, ninguém precisa sair da área de lazer para comprar água ou um lanche.

Após o baque do pior momento da pandemia de Covid-19, o lazer ao livre retorna com força a Blumenau. E com perspectivas animadoras: vêm aí o novo Museu da Cerveja, a Praça das Rosas atrás do Mausoléu e a Estação Blumenau, ao lado da prefeitura.

O Centro está mudando. Ainda bem.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Acessos do viaduto de Navegantes à BR-101 devem ser pagos por pedágio

O que falta para o viaduto de Navegantes sobre a BR-101 ser duplicado

Invasão da Câmara de Blumenau revelou mais do que falhas na segurança

Reajuste de 25% nos táxis de Blumenau é sintoma de nova fase na disputa com aplicativos

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas