nsc
nsc

FALTAM SERVIDORES

Blumenau suspende testagem de Covid-19 em terminais de ônibus

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
10/01/2022 - 17h26
Não há mais data prevista para testar pacientes sem sintomas no Aterro e na Fonte
Não há mais data prevista para testar pacientes sem sintomas no Aterro e na Fonte (Foto: Francisco Fresard, BD, Santa)

Antes mesmo de entrar em ação, o plano de Blumenau para oferecer testes de Covid-19 em terminais de ônibus foi suspenso. Anunciado na semana passada, o reforço na testagem abrangeria qualquer paciente, inclusive assintomáticos. Ele começaria a funcionar terça-feira (11) no Aterro e na Fonte, mas a prefeitura alega falta de servidores. Não há nova data prevista. O foco agora é dar conta da demanda de atendimentos nas unidades do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e ambulatórios gerais.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Entre a noite de domingo e o fim da tarde desta segunda, foram processados 1.507 mil exames de Covid-19 em Blumenau. Destes, 502 pacientes tiveram diagnóstico positivo. Segundo a prefeitura, alta demanda na rede básica, profissionais de saúde retornando de férias e outros 38 afastados por suspeita ou confirmação de Covid-19 dificultam a execução imediata do plano anunciado.

Além de suspender a operação com unidades móveis para testar assintomáticos em terminais de ônibus, nesta segunda (10) a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) orientou os pacientes a procurar uma unidade de saúde para exame de Covid-19 somente a partir do terceiro dia de sintomas. Isso porque a testagem é mais eficaz depois de 72 horas do surgimento dos primeiros sinais de infecção. Maria Regina também pediu que a população procure, em primeiro lugar, os 66 postos de ESFs, e não os ambulatórios gerais.

— O primeiro local que a pessoa precisa procurar quando tem um sintoma realmente relevante tem que ser a unidade mais próxima. A gente vê o acúmulo de pessoas indo para o ambulatório geral durante a semana, com as unidades básicas abertas — avaliou nesta terça.

Ambulatório fechado

No fim de semana, a Secretaria de Promoção da Saúde dividiu os ambulatórios gerais. Os da Velha e do Garcia fizeram plantão para atender casos de síndrome gripal. As unidades do Badenfurt, Escola Agrícola, Centro e Fortaleza estavam focadas em vacinação. Porém, novamente foram registradas filas. No ambulatório da Velha, usuários encontraram portas fechadas às 13h e um aviso de que os atendimentos estavam encerrados — a previsão era atender até 18h.

Nesta segunda, a assessoria de imprensa do município informou que o ambulatório ficou fechado temporariamente por uma falha interna. Havia apenas uma equipe disponível para prestar atendimento. Segundo a prefeitura, a unidade foi reaberta depois da chegada de reforço.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Quais obras Blumenau pretende incluir no pacote milionário de Moisés

Baladas de SC funcionam normalmente em meio à explosão da Covid-19

Crítica de Osmar Terra a Blumenau atesta que decreto da vacina é correto

Identificado o pichador da Ponte de Ferro, em Blumenau

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas