nsc
nsc

Concessão

Blumenau vai licenciar marca da Oktoberfest para exploração comercial

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
29/09/2020 - 09h59 - Atualizada em: 29/09/2020 - 19h22
Festa programada para ocorrer em outubro teve de ser cancelada devido à Covid-19
Festa programada para ocorrer em outubro teve de ser cancelada devido à Covid-19 (Foto: Clio Luconi, Divulgação)

A prefeitura pretende conceder a uma empresa o direito de fabricar produtos com a marca da Oktoberfest Blumenau. Um projeto de lei aprovado em regime de urgência pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira (28) permite que o município lance edital a interessados no uso da marca mediante o pagamento de royalties.

> Beto Carrero usa 'sotaque' para ironizar críticas sobre Oktoberfest: "alemonzada braba"

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp. É só clicar aqui.​

As possibilidades específicas de aplicação serão definidas na concorrência, mas devem constar canecos, copos, chapéus, camisas, camisetas, bonés, trajes típicos, chaveiros, pins, ímãs de geladeira, cartazes históricos, tirantes, kit de cervejas, chocolates, licores e livros, entre outros.

O nome Oktoberfest Blumenau já está registrado pelo município no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Conforme o texto proposto pelo Executivo, o dinheiro a ser arrecadado na concessão, que terá prazo de 10 anos, deverá ser todo revertido ao evento. Ainda não se sabe quanto será possível arrecadar com a comercialização dos direitos.

O projeto estabelece que os produtos a serem associados à marca devem contar com "rigoroso controle de qualidade" e ter relação com a identidade e o posicionamento da Oktoberfest no mercado. Segundo a Vila Germânica, promotora da Oktoberfest, o objetivo é proteger a marca e gerar novas receitas para o turismo. Não está prevista a concessão dos direitos de uso a eventos similares, apenas produtos.

Beto Carrero

Como noticiou o colega Pedro Machado, o Parque Beto Carrero World promoverá uma Oktoberfest ao longo do mês de outubro. Bandinhas alemãs de Blumenau trocaram as lives que seriam na Vila Germânica pelo evento litorâneo, gerando mal-estar no setor turístico blumenauense. A Oktoberfest Blumenau foi cancelada devido à pandemia de coronavírus.

As bandas tocarão no parque durante o dia e, nos fins de semana, também à noite. Haverá ainda gastronomia assinada pelo chef Heiko Grabolle, chope em metro e competição do serrador.

A Oktoberfest Blumenau ocorreria de 7 a 25 de outubro. Ela chegou a ser adiada para novembro, mas depois a prefeitura acabou anunciando o cancelamento.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas