Um fusquinha em forma de uma simpática capivara, um portentoso zepellin ou um palco móvel para os jogos típicos dos imigrantes. Só um desses três projetos estará nos desfiles da Oktoberfest Blumenau 2023. As três propostas classificaram-se para a fase técnica do concurso. Outras duas candidaturas haviam sido apresentadas, mas acabaram desclassificadas na fase de habilitação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Agora, uma comissão interna avaliará quesitos como apelo à tradição germânica, criatividade, organização e identificação do grupo, atração do brinquedo e originalidade de composição e apresentação. Conheça os candidatos:

Capywagen

Um Fusca caracterizado como uma capivara gigante é a proposta do Capywagen, grupo que pretende homenagear o bicho comum na região. O personagem usa um chapéu gigante e também está presente nos trajes. A ideia é conectar uma espécie da fauna local com as tradições bávaras.

Grupo pretende caracterizar um Fusca com a imagem de uma capivara. Foto: Reprodução

Zeppelin Luftschiff Gruppe

A proposta do grupo é resgatar um episódio marcante da história local, quando sobrevoou Blumenau o dirigível alemão Graf Zeppelin, em 1934. O carro alegórico é uma representação da monumental aeronave, apoiada sobre um veículo de quatro rodas. Os trajes fazem referência à cultura bávara.

Continua depois da publicidade

Carro alegórico representa dirigível alemão que passou por Blumenau. Foto: Reprodução

Spielwagen

O grupo que pretende levar à Rua XV de Novembro representações de jogos típicos da região propôs um carro que servirá de palco. Sobre a estrutura estarão competições como a prova do serrador, chope em metro, tiro ao alvo e pássaro ao alvo. Na parte da frente, uma casa enxaimel.

Quatro competições típicas serão representadas no carro alegórico. Foto: Reprodução

Concurso

A atração selecionada poderá desfilar na Oktoberfest Blumenau durante cinco anos, com possibilidade de prorrogação. A 38ª Oktoberfest Blumenau será de 4 a 22 de outubro. Os desfiles oficiais ocorrem às quartas e sábados na Rua XV de Novembro.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Oktoberfest Blumenau vai abraçar uma nova causa

Parque da Oktoberfest Blumenau será ampliado

Vereador de Blumenau quer proibir volta do monumento a Lula às ruas

Crescimento de Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode no Censo traz lição para Blumenau

Destaques do NSC Total