nsc
nsc

Sobrecarga ao SUS

Crise do coronavírus reduz o número de catarinenses com plano de saúde

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
07/09/2020 - 10h41
Em cinco anos, 82 mil beneficiários de planos de saúde passaram a depender do SUS
Em cinco anos, 82 mil beneficiários de planos de saúde passaram a depender do SUS (Foto: Gabriel Lain, BD, NSC Total)

A pandemia de Covid-19 reduziu o número de beneficiários de planos de saúde em Santa Catarina. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 12.504 catarinenses perderam a cobertura de assistência médica privada entre março e junho deste ano, queda de 0,8%. Permanecem no sistema 1,45 milhão de clientes — não estão na conta os planos odontológicos.

> Quer receber as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.

Apesar do tombo no segundo trimestre do ano, a tendência de queda é anterior. Desde junho de 2015 o número de beneficiários vem caindo, reflexo da deterioração econômica do país. Ao todo, mais de 82 mil contratos foram encerrados em cinco anos.

Além do prejuízo às empresas e cooperativas que fornecem os planos, a redução no número de beneficiários atinge diretamente o setor público, que precisa dar conta da demanda extra em postos de saúde, ambulatórios e hospitais.

No caso da mais recente redução, associada ao desemprego e à diminuição da renda das famílias com a crise do coronavírus, os reflexos no atendimento devem ser sentidos gradativamente, uma vez que menos pessoas procuram os serviços de saúde durante a pandemia.

Blumenau

Entre março e junho, 1.788 blumenauenses perderam acesso a planos de saúde. Restam agora 109 mil beneficiários no município — queda de 1,6%. Na cidade, o gráfico também mostra um pico em junho de 2015. De lá para cá, a tendência é de redução.

A redução em Blumenau no segundo trimestre do ano é proporcionalmente maior do que em Joinville (1,4%) e Florianópolis (0,4%).

Apesar da redução, Santa Catarina ainda tem cerca de 30% da população atendida por planos de assistência médica e odontológica, segundo levantamento recente do IBGE.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas