Não existe na história de Blumenau registro de um avanço tão rápido de casos de dengue como o que ocorre neste ano. Nem a Vigilância em Saúde, nem o Arquivo Histórico possuem registros de uma infestação grave como a atual. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) anunciou que decretará emergência após a cidade confirmar 293 casos e quase 2 mil focos do mosquito Aedes aegypti.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Segundo a historiadora Sueli Petry, diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, Blumenau já passou por surtos de malária no passado. Registros da revista Blumenau em Cadernos contam sobre numerosos casos na virada do século 19 para o século 20, quando estava em construção a Estrada de Ferro Santa Catarina, e até pelo menos os anos 1940, época em que a doença fez vítimas na região de Brusque. Também há episódios de casos de tifo em série. Mas dengue, não.

Jornais da primeira metade do século 20 traziam anúncios publicitários de produtos farmacêuticos que prometiam afugentar os mosquitos — e a dengue. Eles tornavam-se mais frequentes quando notícias de algum lugar do mundo traziam informações sobre casos graves e mortes.

Os focos do mosquito encontrados em Blumenau, historicamente, não trouxeram consigo a infecção pela doença. Quando um caso importado era confirmado, havia certo orgulho entre as autoridades negando a existência de um doente autóctone — palavra que, no noticiário, só se aplicava a esse contexto.

Continua depois da publicidade

Dengue mesmo, o blumenauense só conhecia pela televisão e pelas campanhas que insistem sobre os cuidados com a água parada. Isso mudou. Será preciso mudar também comportamentos e estratégias de combate.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Cidades da região de Blumenau preparam manifesto eleitoral inédito

Escolas particulares de Blumenau visitarão as públicas com piores notas no Ideb

Evento em Blumenau com cervejarias ao ar livre é adiado

Polícia Militar revela quantos policiais Blumenau terá de reforço

Destaques do NSC Total