Está atrasado o cronograma de obras nas rodovias federais de Santa Catarina previsto para os primeiros 100 dias do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Só três das nove entregas previstas para os primeiros dois meses de 2023 foram efetivadas. Quatro estão na iminência da conclusão, com o trânsito parcialmente liberado. Duas estão atrasadas, sem nova data à vista. O verão chuvoso é apontado como culpado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

As rodovias que mais sofreram com enxurradas e deslizamentos foram a BR-470 e a BR-280. Ambas ficaram interditadas por dias e exigiram a mobilização de maquinário para recuperar os estragos. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por causa disso foi necessário reavaliar todo o cronograma.

Na BR-470 em Indaial, um viaduto e um quilômetro de duplicação prometidos para o fim de janeiro estão inconclusos e sem nova data. O DNIT afirma apenas que eles serão finalizados dentro do cronograma de 100 dias. Em Gaspar e Ilhota, viadutos já liberados ao trânsito ainda dependem de acabamentos que não ficaram prontos em fevereiro, como prometido.

A principal entrega de fevereiro foi o viaduto de Luiz Alves na BR-470, concluído duas semanas depois do previsto. Junto com a estrutura, ficou pronto mais um quilômetro de duplicação. Mas, pelo cronograma, deveriam ser 3,7 quilômetros. Segundo o DNIT, o solo ainda não estabilizou num segmento do trecho restante.

Continua depois da publicidade

Para março, a única entrega prevista, com a exceção das atrasadas, é o trevo de acesso a Nova Itaberaba na BR-282. As demais estão projetadas para abril.

Veja a lista completa. Em verde, as obras liberadas. Em amarelo, as que dependem de acabamentos ou tiveram liberação parcial. Em vermelho, entregas atrasadas.

O cronograma havia sido divulgado pelo ministro Renan Filho (MDB) em 18 de janeiro, com entregas quinzenais. A maior parte dos serviços é de finalização de obras que o novo governo encontrou em andamento. Seis das 15 entregas ficam na BR-470. Também estão no cronograma as BRs 280, 282, 158 e 163.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Cooperativa de Blumenau pede ajuda após ordem de despejo

Ministério dos Transportes antecipa meta de conclusão da BR-470

Kleinübing é nomeado para cargo com supersalário no BRDE

O resultado do encontro de SC com o ministro dos Transportes

Destaques do NSC Total