
Câmara
Dois dos 15 vereadores de Blumenau abriram mão de disputar a reeleição nas Eleições 2020. Jens Mantau (PSDB) e Alexandre Caminha (Solidariedade) decidiram retirar os nomes da urna — por motivos diferentes.
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp. É só clicar aqui.
Caminha anunciou nesta quinta-feira (17) que não vai concorrer a mais quatro anos de mandato. Em um post nas redes sociais, informou que não acha justo pedir votos para ficar apenas dois anos — ele pretende candidatar-se a deputado estadual ou federal em 2022. Vereador de um único mandato, ele elegeu-se pelo PROS. Passou por PSD, PP e agora está filiado ao Solidariedade.
Ajuda a explicar a decisão do vereador a concorrência interna na nova legenda, que tem outros dois parlamentares com assento na Câmara: Jovino Cardoso e Zeca Bombeiro. Seria um desafio e tanto conseguir votos suficientes para reeleger os três.
Mantau é veterano de Legislativo, conquistou seis mandatos consecutivos — um recorde, ao lado de Marco Antonio Wanrowsky. São 24 anos de Câmara de Vereadores. Quando assumiu pela primeira vez, em 1997, o prefeito era Décio Lima (PT). O tucano resolveu não concorrer à sétima legislatura, mas tentará transferir o capital político ao filho, Fernando Mantau (PSDB).
Os demais 13 vereadores concorrem à reeleição. Numa disputa com 12 candidatos a prefeito, era de se esperar que algum parlamentar estivesse numa das chapas. Porém, com o fim da coligação na proporcional, a prioridade dos partidos parece ser garantir força no Legislativo.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: