A cervejaria Eisenbahn, fundada em Blumenau, cortou drasticamente o portfólio de estilos que produz. De 10 rótulos que eram vendidos regularmente, permaneceram quatro: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e American IPA. Saíram das prateleiras cervejas premiadas, como Dunkel, e queridinhas do público, como Strong Golden Ale e a número 5.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Hoje parte do conglomerado cervejeiro da Heineken, a Eisenbahn anunciou uma reavaliação do portfólio em 2019, mas à época informou que os rótulos a serem retirados passariam a ser “sazonais”. Não foi o que aconteceu. Aos poucos, as cervejas desapareceram das prateleiras dos mercados. Agora, restaurantes que ainda as têm no cardápio estão sendo orientados a retirá-las.

Ficaram pelo caminho rótulos como Weizenbock, Rauchbier e Natural, além de Oktoberfest e Weihnachts Ale – as duas últimas sazonais, de fato, desde o lançamento. Só apareciam em outubro e dezembro, respectivamente. Em nota à coluna, a empresa insistiu que não se trata de uma eliminação das cervejas listadas:

“A Eisenbahn tem trabalhado em lançamentos que em breve serão anunciados ao público. A cervejaria tem reavaliado inclusive a continuidade dos rótulos citados pela reportagem e que poderão, sim, voltar às prateleiras em um momento oportuno, afinal, são sazonais”.

Continua depois da publicidade

Segundo a companhia, o concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, que neste ano é totalmente digital, novamente selecionará uma receita a ser lançada como rótulo da marca.

Estratégia

Cervejeiros ouvidos pela coluna avaliam que a Heineken escolheu simplificar a operação da marca blumenauense. Com os quatro rótulos mais populares, reduzirá a complexidade da operação em ingredientes, processos produtivos, comunicação e pontos de venda. E abrirá espaço para aumentar os volumes dos estilos que permanecem — e vendem mais.

Ao mesmo tempo em que se posiciona para competir em preço e presença com concorrentes gigantes, cede espaço para que cervejarias de menor porte ocupem o espaço entre os consumidores mais exigentes, que procuram novidades e produtos incomuns.

Em 2022 a Eisenbahn completará 20 anos de existência.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Hildebrandt dispara contra o prolongamento da Via Expressa de Blumenau: “Obra pífia”

Como fica a vacinação com Astrazeneca em Blumenau após anúncio de antecipação

Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em SC é insuficiente para cumprir o calendário

E afinal, o que você quer saber sobre Blumenau?

Destaques do NSC Total