BASTIDORES CERVEJEIROS
Produzir uma marca de cervejas dos Estados Unidos é hoje a prioridade da fábrica da Eisenbahn na Rua Bahia, em Blumenau. Dali sai a produção nacional de Lagunitas, rótulo da Califórnia (EUA) adquirido em 2017 pela Heineken, também dona da Eisenbahn. Há dois anos as garrafas de Lagunitas IPA no Brasil levam o nome Cervejaria Sudbrack, nome da empresa blumenauense desde a fundação.
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Ambas as marcas nasceram como artesanais em seus mercados, depois conquistaram milhões de consumidores e atraíram a atenção de gigantes do setor de bebidas. No caso da Eisenbahn, a empresa primeiro foi adquirida pela Schincariol, que depois passaria inteira à Brasil Kirin e, finalmente, à Heineken.
A coluna apurou que os quatro rótulos da Eisenbahn disponíveis nos pontos de venda país afora já não são mais produzidos regularmente na cidade onde a empresa nasceu, em 2002, mas em outras unidades produtivas mantidas no país. Procurada, a Heineken informou que não comentaria o assunto.
A fábrica blumenauense emprega cerca de 100 trabalhadores. Como noticiou o colega Pedro Machado, o bar da Eisenbahn permanece fechado, mas com planos de reabertura após a pandemia, segundo a empresa.
A Eisenbahn lançou um livro de edição caprichada, intitulado Além da Mesa, com entrevistas de personalidades brasileiras abordando relações entre gastronomia e estilo de vida, incluindo receitas. O mote são os hábitos “artesanais” do cotidiano.
Entre os participantes estão o ator e apresentador Rodrigo Hilbert, a chef Paola Carosella e os músicos Hermeto Pascoal e Zeca Baleiro.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Obra parada há 15 meses em Blumenau vira "parque radical"
Concurso da prefeitura de Blumenau abre inscrições e salários vão até R$ 18 mil
Blumenau planeja liberar corredores de ônibus para carros usando sinaleiras
Empréstimo para duas obras milionárias em Blumenau recebe sinal verde de Brasília