nsc
nsc

15 ANOS DEPOIS

Fotos revelam desgaste da Vila Germânica, em Blumenau, que será reformada

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
25/05/2022 - 05h00 - Atualizada em: 25/05/2022 - 10h13
Acúmulo de água sobre a laje gera infiltrações no setor administrativo
Acúmulo de água sobre a laje gera infiltrações no setor administrativo (Foto: Reprodução)

O Parque Vila Germânica vai passar pela maior reforma desde a inauguração, em maio de 2006. A prefeitura de Blumenau lançou nesta terça-feira (24) o edital que vai escolher uma empresa para consertar o telhado, a laje do hall e pintar a estrutura do centro de eventos. O objetivo é corrigir problemas, revelados por fotos contidas no documento, que causam infiltrações e goteiras dentro dos pavilhões.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Entre as necessidades mais aparentes está a troca de telhas de zinco corroídas por novas de alumínio. Foram identificados 205 pontos com problemas desse tipo na cobertura da Vila Germânica. As 24 claraboias também serão substituídas e melhor posicionadas, para evitar que a água escorra para dentro da estrutura. A obra inclui limpeza e pintura de toda a cobertura dos setores 1, 2 e 3, numa área total de 30 mil metros quadrados.

A marquise frontal da Vila, entre os setores 1 e 2, será toda substituída. Neste caso, a corrosão alcançou um estágio em que a recuperação já não é mais possível, segundo o edital.

Na laje da área administrativa do parque, o documento aponta problemas de execução do projeto e desgastes que geram acúmulo de água e infiltrações. Na parte interna, há pontos de corrosão do aço no concreto armado. Entre outras melhorias, uma nova manta de impermeabilização será instalada.

Paredes interna e externa da Vila Germânica receberão nova pintura, assim como a passarela de acesso ao Galegão e o antigo portal em frente à esquina com a Rua Alberto Stein. O telhado das construções que simulam o enxaimel, na área do Empório Vila Germânica, passará por limpeza.

A licitação é por menor preço, partindo de um teto de R$ 2,1 milhões, dinheiro previsto no Plano 1.000 do governo do Estado. Conforme as regras divulgadas, a empresa vencedora terá seis meses para concluir o trabalho. As propostas das interessadas serão conhecidas no dia 8 de junho.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Arteris propõe nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-101

Um viaduto meia-boca em Navegantes pode travar a BR-101

Bebês em creches públicas de Blumenau recebem banho de ofurô

Obra da Justiça Federal em Blumenau empaca na burocracia outra vez

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas