Chega neste fim de semana a Santa Catarina o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (União Brasil), que passou os últimos meses na Inglaterra cursando o mestrado. O retorno dele é aguardado por apoiadores e adversários, curiosos sobre os próximos movimentos rumo às Eleições 2022.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Kleinübing é pré-candidato a deputado estadual, mas o afastamento prolongado de um político sem mandato no período que antecede a disputa conduz à leitura de que ele não concorrerá. Ao menos não à Assembleia Legislativa. Aliados dizem que esse é apenas o desejo dos adversários e que ele vai para o jogo, sim.

Na última semana, circulou a informação de que o PSD convidara Kleinübing a ser o primeiro-suplente de Raimundo Colombo (PSD) no Senado. Em caso de vitória, ficaria oito anos bem posicionado, no banco de reservas, à espera de um convite a Colombo para ser ministro ou de uma candidatura ao governo em 2026.

O ex-prefeito também poderia assumir papel de destaque, talvez de coordenador, na campanha de Gean Loureiro (União Brasil) ao governo. Kleinübing é a maior liderança do antigo DEM em Santa Catarina, depois de Loureiro.

Continua depois da publicidade

Nem amigos próximos arriscam adivinhar o que ele fará.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Carlos Moisés copia em SC visual bélico do presidente da Ucrânia

Blumenau vira pedestal para Moisés, com direito a café no Glória e palanque VIP

Festival Gastronômico de Pomerode terá quatro novos restaurantes

Sem alarde, pedágio da BR-101 Norte em SC passa a aceitar cartões de débito

Destaques do NSC Total