O ilustrador e escritor de Blumenau Guilherme Karsten ganhou o Prêmio Jabuti, o principal do setor literário no Brasil, na categoria Ilustração. O livro infantil Carona, publicado em 2020 pela Companhia das Letrinhas, foi escolhido na noite de quinta-feira (25). Carona é a primeira produção de Karsten como autor. Desde 2011 ele já atuava como ilustrador.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Carona havia chamado atenção antes mesmo de publicado no Brasil. Recebeu menção honrosa em um prêmio em Portugal, em 2017, e dali em diante foi lançado em francês, inglês, chinês, coreano, catalão, espanhol, basco e galego. Além do Brasil, uma edição para leitores portugueses também está prevista.

A obra relata a história de um surfista rumo à costa que vai encontrando personagens pedindo carona. A cada página, o texto rimado apresenta um novo caroneiro.

— É um conto acumulativo, um texto que se repete, com rimas. As crianças adoram esse tipo de texto porque vão falando as frases — explica Karsten.

Continua depois da publicidade

Aos 39 anos, o blumenauense já publicou outros três livros infantis: Aaahhh!, Uma Canção e A Caçada. Guilherme diz que trabalhar para crianças ajuda a resgatar a liberdade criativa da infância.

— Adulto fica chato, tem as contas para pagar, as coisas para se preocupar. Quando você escreve para a infância, você acessa as suas memórias mais antigas, tem a liberdade para criar o que quiser. Ao mesmo tempo, a criança é o leitor mais crítico possível. Se não gosta, não gosta e pronto — analisa.

Com o Jabuti, Karsten passa a receber mais atenção de editores, críticos, colegas escritores e do público. Os livros do autor blumenauense estão disponíveis nas livrarias via internet e também em lojas físicas.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Praça da prefeitura de Blumenau perde 21 árvores para dar espaço a restaurante

Continua depois da publicidade

Blumenau terá concerto de Natal nas janelas de casarão histórico

Estudantes abandonam os ônibus em Blumenau e pesam na retomada do serviço

Faixa de mar em Florianópolis será batizada com o nome de um catarinense ilustre