Placas em bronze da estátua do naturalista Fritz Müller, em Blumenau, desapareceram na semana passada. Ladrões de metal retiraram dois letreiros que ficavam na parte do monumento mais próxima à calçada, na Rua São Paulo, bairro Victor Konder. A polícia foi avisada e a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais já está providenciando a substituição.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Por sorte, as peças em bronze não faziam parte da obra de arte original, inaugurada em 1929. Eram placas comemorativas instaladas em ocasiões posteriores. Neste ano, é comemorado o bicentenário do naturalista alemão naturalizado brasileiro, que viveu em Santa Catarina entre 1856 e 1897.
Segundo o secretário Rodrigo Ramos, novas placas substituirão as furtadas, mas serão feitas em material com menor valor comercial.

Furtos de metal têm provocado transtorno em Blumenau. Desde o fim de abril, a iluminação pública da Ponte de Ferro, no Centro, está desativada porque alguém levou a fiação — e o cobre existente nela. Somente nesta segunda-feira (23) as luzes estão sendo recuperadas.
Continua depois da publicidade
Os receptadores dos metais furtados, também criminosos, precisam ser identificados e punidos antes que comecem a sumir monumentos inteiros.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Arteris propõe nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-101
Com aval da Câmara de Blumenau, nova seleção de diretores de escolas será em 2022
Prefeitos da região de Blumenau anunciam apoio à reeleição de Moisés