Placas em bronze da estátua do naturalista Fritz Müller, em Blumenau, desapareceram na semana passada. Ladrões de metal retiraram dois letreiros que ficavam na parte do monumento mais próxima à calçada, na Rua São Paulo, bairro Victor Konder. A polícia foi avisada e a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais já está providenciando a substituição.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Por sorte, as peças em bronze não faziam parte da obra de arte original, inaugurada em 1929. Eram placas comemorativas instaladas em ocasiões posteriores. Neste ano, é comemorado o bicentenário do naturalista alemão naturalizado brasileiro, que viveu em Santa Catarina entre 1856 e 1897. 

Segundo o secretário Rodrigo Ramos, novas placas substituirão as furtadas, mas serão feitas em material com menor valor comercial.

Estátua construída em 1929 receberá novas placas, mas não em bronze
Estátua construída em 1929 receberá novas placas, mas não em bronze (Foto: Evandro de Assis)

Furtos de metal têm provocado transtorno em Blumenau. Desde o fim de abril, a iluminação pública da Ponte de Ferro, no Centro, está desativada porque alguém levou a fiação — e o cobre existente nela. Somente nesta segunda-feira (23) as luzes estão sendo recuperadas.

Continua depois da publicidade

Os receptadores dos metais furtados, também criminosos, precisam ser identificados e punidos antes que comecem a sumir monumentos inteiros.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Arteris propõe nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-101

Com aval da Câmara de Blumenau, nova seleção de diretores de escolas será em 2022

Prefeitos da região de Blumenau anunciam apoio à reeleição de Moisés

O trecho da BR-470 que o diretor do DNIT não conheceu