nsc
nsc

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Nova fase da vacinação contra a Covid-19 em Blumenau inclui academias

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
08/02/2021 - 07h28 - Atualizada em: 08/02/2021 - 13h54
Ordem da vacinação foi estabelecida pelo Ministério da Saúde
Ordem da vacinação foi estabelecida pelo Ministério da Saúde (Foto: Luis Lima Jr, Folhapress)

Profissionais em academias de ginástica, pilates, crossfit, corrida de rua ou qualquer atividade que envolva educadores físicos foram incluídos na nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Blumenau. E não só eles. A lista de profissionais de saúde abrangidos pela campanha inclui muitas outras categorias além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

> Receba notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp. Entre no grupo do Santa.

Podem agendar vacinação trabalhadores, em serviço público ou privado, das áreas de nutrição, biologia, biomedicina, terapia ocupacional, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, veterinária e ainda cuidadores de idosos e funcionários de serviços funerários. Pessoas que atuam em áreas de apoio, como limpeza, recepção e auxiliares, também fazem parte deste grupo.

Os trabalhadores em saúde precisam, na hora de receber a vacina, comprovar vínculo empregatício, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe.

A variedade da lista tem chamado atenção e gerado críticas de professores, que a partir desta segunda-feira (8) retomam aulas presenciais nas escolas. Antes dos profissionais de educação, ainda devem ser vacinados grupos suscetíveis aos quadros mais graves da Covid-19, como idosos e portadores de comorbidades.

O município informou que segue o estabelecido pelo Informe Técnico Estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Depois que esta coluna foi publicada, a Saúde municipal inicialmente contestou a informação, afirmando que somente seriam vacinados aqueles que atuam na assistência médica. Depois, confirmou a vacinação de todos os profissionais de saúde, independentemente do local de trabalho.

Academias vacinam

A coluna apurou que, no fim de semana, profissionais de academias blumenauenses foram vacinados normalmente. Eles fizeram o cadastro tão logo a prefeitura divulgou a notícia no site oficial, sexta-feira (5) à tarde, em que estavam incluídos todos os profissionais dessas categorias. Segundo a própria prefeitura, na sexta-feira 700 pessoas agendaram vacinação em apenas uma hora. Houve sobrecarga no sistema.

Segundo Nadine Genies, proprietária da GSM Personal & Fitness, os profissionais foram recebidos para vacinação, apresentando a identificação profissional e informando o local de trabalho. Seis professores e a própria Nadine, que atua na recepção, receberam o imunizante.

Não foi um caso isolado. Profissionais ligados a outras empresas também conseguiram vacinar-se.

Agendar vacinação

Blumenau deu um passo adiante na vacinação mesmo sem ter concluído o público anterior, que são os profissionais de saúde com mais de 60 anos e portadores de comorbidades — estes continuam sendo vacinados. Isso porque a procura vinha sendo inferior à capacidade de aplicação das vacinas.

> Como funciona uma vacina.

O agendamento da vacina contra o Coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, o sistema vai agendar o retorno para a segunda imunização.

Até agora, Blumenau imunizou 5.481 pessoas contra o coronavírus.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas