Se um ponto do trânsito registra acidentes recorrentes, há duas maneiras de reagir ao problema: culpar a imprudência dos motoristas ou encontrar formas de reduzir a chance de que eles continuem acontecendo. No caso do túnel da Ponte de Ferro, em Blumenau, que com frequência entope com caminhões maiores do que o permitido, até pode-se concluir que os principais culpados são os motoristas desatentos. O último foi nesta quinta-feira (18) de manhã.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Existem placas na subida da Ponte de Ferro informando que veículos com mais de 4 toneladas não podem passar por ali. Diante do túnel, outra avisa que a altura máxima é de 4,2 metros. Um pouco abaixo, para quem sobe da Ponta Aguda para atravessar o túnel, a placa diz que o teto é mais baixo: 3,8 metros. Os avisos existem, mas são todos discretos.


O Código de Trânsito tem padrões de sinalização, é verdade, mas quando não funcionam aplicados à realidade local, o município deveria adotar alguma flexibilidade. No caso específico, aumentar o tamanho e a ênfase das placas. Talvez seguindo o exemplo do sinal que avisa sobre a liberação do corredor de ônibus da Martin Luther.
Quem fica trancado no túnel merece ser multado. Afinal, sinalização existe. Mas só isso não resolve o problema. Se o objetivo é evitar os incidentes, preservar o patrimônio público e o tempo dos demais motoristas trancados em congestionameantos, aí é preciso tomar alguma atitude.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Investidores cobram empresa de Blumenau por desfalque milionário na bolsa; entenda
Reitores da Acafe estarão em Blumenau para apoiar nova universidade federal
Oktoberfest do Rio de Janeiro vai misturar Raça Negra e Belo com tradição alemã