Esta tem sido uma semana de lavar alma para os petistas de Blumenau e Santa Catarina. A caravana de boas notícias que escoltou o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), pelas rodovias do Estado teve o seu ápice na BR-470, em Blumenau, terça-feira (27). Ato público em que não faltaram bandeiras do partido, coro de “Olê, olê, lá, Lula” e… Cartazes de agradecimento pela obra ainda por concluir — que invocaram más lembranças ao Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Há tempos não se via mobilização tão orgulhosa da militância petista na região — também efeito de uma disputa com o MDB catarinense, como apontou a colega Dagmara Spautz. Apoiadores que atravessaram o purgatório da Lava-Jato e do bolsonarismo e conviveram por uma década com cobranças e piadas sobre a duplicação da BR-470. Maior líder regional do partido, a deputada federal Ana Paula Lima (PT) rememorou ao microfone:

— Apanhamos muito por causa da duplicação da BR-470.

Ana e o marido, o ex-prefeito Décio Lima (PT), materializaram-se como alvo dos opositores, em 2013, ao espalhar outdoors pela região agradecendo à então presidente Dilma Rousseff (PT) pela duplicação da BR-470 e a federalização da Furb. Daí a sensação de mau presságio que os cartazes pendurados no viaduto do Badenfurt, nesta semana, inevitavelmente provocam.

Continua depois da publicidade

O terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a oportunidade de fazer por merecer os agradecimentos apressados. Ministro e DNIT concordam que a duplicação tem de estar pronta em 2025, mais tardar 2026, dentro do atual mandato presidencial. A se confirmar essa esperança, o PT de Santa Catarina dirá, com razão, que entregou a BR-101 Sul e a BR-470 até Indaial. Pode ser um caminho de resgate ao partido no Médio Vale, onde já governou Blumenau, Indaial e Gaspar.

Até lá, por via das dúvidas, convém evitar os cartazes e outdoors.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Crescimento de Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode no Censo traz lição para Blumenau

Quando a confusão no trânsito da Fortaleza, em Blumenau, terá alívio

Parque da Oktoberfest Blumenau será ampliado

Vereador de Blumenau quer proibir volta do monumento a Lula às ruas

Destaques do NSC Total