Dentro de dois anos, a região de Blumenau deixará de falar em duplicação da BR-470. No segundo semestre de 2025, se os 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial não estiverem 100% concluídos, faltará apenas um ou outro viaduto problemático. O eixo central da rodovia estará pronto. Foi o que garantiu o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em entrevista ao Bom Dia SC, da NSC TV, nesta terça-feira (27).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A previsão do ministro coincide com a do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson Andrade, publicada pela coluna na segunda. No último ano do atual governo federal, os moradores do Vale do Itajaí estarão reivindicando, no máximo, a obra inconclusa de um viaduto ou acesso. Se o otimismo se confirmar, claro.

Os lotes 1 e 2 ficarão prontos em 2023, com três viadutos (um em Navegantes e dois em Gaspar) pendentes para 2024 por razões geológicas. Quanto ao trecho restante, Renan Filho disse ser possível concluí-lo em 24 meses. Mas deixou em aberto a possibilidade de problema pontual com alguma desapropriação ou estrutura.

O ministro afirmou que o orçamento de 2023, em que a BR-470 tem R$ 224 milhões, será “piso” em 2024. Ou seja, não faltará dinheiro para tocar as frentes de trabalho. Ele depositou confiança no arcabouço fiscal, que proporcionará o lastro financeiro. Ao longo desta terça, Renan Filho visitará as obras do Contorno Viário de Florianópolis, o viaduto da Badenfurt, na BR-470, e dois pontos da BR-280.

Continua depois da publicidade

Depois de uma década de promessas, a BR-470 parece ter um plano realista. Desde que o volume de dinheiro aguardado chegue de fato.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

A inovação de Blumenau que será apresentada no Summit Cidades

Quando o DNIT espera terminar a duplicação da BR-470, a “bola da vez” das obras em SC

Blumenau elege um culpado pelo baixo número de passageiros nos ônibus

Viaduto estratégico da BR-470 será liberado na próxima semana

Destaques do NSC Total