Falta apenas a aprovação do projeto para o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Blumenau, na BR-470, ser transferido para Indaial. Nas reuniões que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) manteve com empreiteiras, em janeiro, discutiu-se a possibilidade de reproduzir o projeto da base da PRF na BR-285, em Timbé do Sul, apenas com adequações de fundação da estrutura e talvez de tamanho.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Se os detalhes forem aprovados logo, o novo posto no Km 73, o último da duplicação, pode ficar pronto ainda em 2022. A transferência da sede da PRF é importante para abrir espaço às obras de duplicação no trecho próximo ao viaduto da Mafisa, um dos mais movimentados da rodovia.

De início, a PRF queria que a base fosse erguida onde a pista da BR-470 permanecerá sendo simples, a caminho de Rodeio. Mas concluiu-se inviável, uma vez que a transferência da estrutura é parte do contrato da duplicação.

Viaduto na BR-101

Outro ponto sensível da duplicação da BR-470 que deve ter novidades em breve é o viaduto sobre a BR-101, em Navegantes. Para instalar pilares da estrutura, será preciso desviar o trânsito. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que aguarda liberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária da BR-101, a Arteris, para seguir com a operação.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

“Não estou satisfeito com o andamento das obras de SC”, diz Tarcísio Freitas​​

Existe obra federal em Blumenau mais atrasada que a duplicação da BR-470

SC desativa 11 escolas estaduais antes do início do ano letivo

Neonazista condenado na Alemanha publica vídeos sobre cidades de Santa Catarina