nsc
nsc

Vale Europeu

Turismo de Pomerode terá mais uma atração: o Museu Interativo Brasil Alemanha

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
20/07/2021 - 17h38
Empreendimento será vizinho ao futuro Parque Rio do Testo, no Centro de Pomerode
Empreendimento será vizinho ao futuro Parque Rio do Testo, no Centro de Pomerode (Foto: Reprodução)

O turismo de Pomerode contará com mais uma atração a partir de 2022. Empresários da região apresentaram ao município e ao trade local o projeto do Museu Interativo Brasil Alemanha, um espaço para mergulhar o turista na “cultura brasileira de origem alemã” característica do Vale Europeu. Serão 500 metros quadrados de conteúdo audiovisual e ferramentas de interação. O objetivo é atrair o público mais pela experiência do que pela contemplação.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Entre os envolvidos na concepção do museu estão os publicitários Maikon Werner e Diego Cadorin, de Blumenau, e Adilson Altrão, ex-diretor da cervejaria Schornstein e que hoje atua na área de construção. Há outros sócios no negócio, mas que por enquanto não pretendem vir a público. O grupo comunicou os planos à prefeitura e à Associação Visite Pomerode (Avip) nesta terça-feira (20).

Werner atuou na elaboração dos espaços de visitação da Schornstein e da Nugali Chocolates. Ele diz que o museu pretende dar contexto às vivências do turista em Pomerode, sempre de maneira divertida, "não necessariamente tecnológica". Pontos de contato entre Brasil e Alemanha, a exemplo dos contos de fada, serão explorados para relatar como a junção de duas culturas criou algo único. A imigração não será protagonista da mostra, mas o visitante poderá conhecer o dialeto Plattdeutsch por meio de recursos interativos.

— Essa relação Brasil-Alemanha na região é tão forte que já virou lugar-comum. A gente quer fazer uma reflexão sobre isso. Um museu de experiência sobre relação, de construção de uma cultura — projeta Werner.

O museu ficará no segundo piso de um imóvel já existente na Rua Paulo Zimmermann, bem ao lado do local onde está sendo construído o Parque Rio do Testo. É a via que liga o Centro de Pomerode à área do Zoo.

Em meio à Covid-19, sem os tradicionais eventos, como Osterfest e Festa Pomerana, Pomerode tem um novo parque em construção e agora um museu projetado. A aposta da iniciativa privada sugere uma consolidação do município como destino turístico no pós-pandemia.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Blumenau doa cloroquina encalhada para outras cidades de Santa Catarina

Calendário de vacinação contra a Covid-19 em Blumenau impõe meta difícil de cumprir

Blumenau interrompe vacinação contra a Covid-19 em primeira dose​

E afinal, o que você quer saber sobre Blumenau?

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas