Vagas de Área Azul pintadas no bairro Vila Nova, em Blumenau, estão tirando o sono de comerciantes. Os espaços demarcados rente à calçada impedem o uso dos estacionamentos das empresas, geralmente organizados no sentido oblíquo à rua. A mudança começou na madrugada de sexta-feira (30) e desde então os donos de comércios procuram solução. A prefeitura informou que os conflitos podem ser resolvidos com a regularização dos espaços privados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A ampliação da Área Azul para as ruas Joinville e Theodoro Holtrup está prevista na reformulação por que passa o sistema. O consórcio Bluparkin assumiu o serviço, com a missão de implantar pagamento eletrônico e parquímetros. As vagas demarcadas levam em conta os estacionamentos para clientes de lojas e restaurantes que estão formalizados junto ao município. Nem todos estão.

Alguns dos estabelecimentos prejudicados estão na Vila Nova há décadas. Como os imóveis são antigos, nem sabiam que faltava regularização às vagas privadas. Reclamam de não terem sido ao menos consultados pelo poder público.

A prefeitura de Blumenau disse já estar em contato com os comerciantes da Vila Nova e disposta a resolver os conflitos. Os problemas gerados — e que se repetem em outros bairros — podem ser corrigidos caso os empresários façam a regularização das vagas junto à Secretaria de Planejamento Urbano.

Continua depois da publicidade

A orientação é entrar em contato com a Diretoria de Mobilidade Urbana, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Pode ser pelo telefone 3381-6971 ou no terceiro andar da prefeitura, sala 34.

Correção

A demarcação das novas vagas de Área Azul é de responsabilidade de uma empresa contratada pela Secretaria de Trânsito e Transportes, e não pela Secretaria de Planejamento Urbano, como a coluna havia informado até 14h28min. O texto acima já está corrigido.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Projeto de Dia Sem Carne em Blumenau gera críticas e prefeito antecipa veto

Demissões na Coteminas despertam antigos traumas de Blumenau

Travessa no Centro de Blumenau que virou banheiro a céu aberto passa por limpeza

Por que o prefeito de Blumenau vai viajar duas vezes à Alemanha em 2023

Destaques do NSC Total