Os números da Paraná Pesquisas sobre o segundo turno da eleição para a prefeitura de Blumenau reforçam a tendência de reeleição do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Primeiro colocado no primeiro turno, ele encaminha uma vitória contundente no próximo domingo (29) sobre João Paulo Kleinübing (DEM).
Continua depois da publicidade
> Pesquisa em Blumenau: Hildebrandt abre vantagem para vencer Kleinübing no 2º turno
Com 70,6%, quando considerados apenas os votos válidos, Hildebrandt tem 41,2 pontos percentuais de margem em relação ao adversário, que tem 29,4%. É um oceano de distância nesta fase da disputa.
> Receba notícias de Blumenau pelo WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Segundo a pesquisa, Hildebrandt ampliaria em 28 pontos o próprio percentual de votos válidos do primeiro turno. Kleinübing ganharia apenas 14 pontos extras. O prefeito melhorou o desempenho na faixa etária de eleitores jovens — que votaram em Odair Tramontin (Novo) e Ricardo Alba (PSL) no primeiro turno. Nem mesmo o apoio de Alba ao desafiante parece ter surtido efeito.
Continua depois da publicidade
A história das eleições municipais no Brasil mostra que o candidato mais votado do primeiro turno vence em três de cada quatro disputas em segundo turno. Nas únicas duas vezes em que houve segunda rodada em Blumenau, em 2012 e 2016, Napoleão Bernardes ampliou a diferença que já havia conquistado sobre Jean Kuhlmann.
No contexto atual, Kleinübing tem contra si o tempo curto para reagir, a rejeição de 45,6% (quase o dobro dos 23,1% do prefeito) e a indiferença que o eleitorado tem manifestado em relação ao processo eleitoral. O ex-prefeito precisaria de um fato de enorme impacto, que atraísse a atenção dos eleitores e os fizesse mudar de ideia em poucos dias.
> Confira o resultado das Eleições 2020 em Blumenau no primeiro turno.
Mas até o imponderável parece jogar contra Kleinübing. Com o mal-estar de sábado (21) à noite e a passagem por um leito de hospital, Hildebrandt coleciona motivos para desacelerar a agenda na semana decisiva. O problema de saúde ainda desperta empatia e reduz as opções do adversário. Se alguém na campanha de Kleinübing cogitava partir para o ataque nesta reta final, já deve ter reconsiderado.
> Prefeito de Blumenau recebe alta após passar mal durante debate ao vivo.
Os sinais que recebe da pesquisa e do próprio corpo devem fazer o atual prefeito de Blumenau jogar parado nos últimos dias de campanha. Ao que tudo indica, ele precisará mesmo de energia de sobra para governar até 2024.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.