Claro que a frustração do torcedor botafoguense é gigantesca. Deixar escapar uma conquista que parecia tão certa. E realmente, o segundo turno do Botafogo é um fracasso – de rebaixamento. Mas e o campeonato do Botafogo? Será mesmo.

Continua depois da publicidade

A predestinação celestial

Presidente do Avaí sob pressão total no futebol

O que esperar do Avaí em 2024?

Num exercício de inversão da perspectiva do olhar sobre os fatos, imagine se oferecessem ao torcedor do Botafogo, antes do campeonato começar, uma vaga na Libertadores da América – que já está garantida agora. Certamente iria achar positivo. Ou um vice-campeonato, sem dramas ou reviravoltas? Também ia olhar de maneira satisfatória.

Continua depois da publicidade

CBF, política, bastidores e o dinheiro adiantado para quatro clubes na reta final da Série B

Flamengo e Palmeiras seguem puxando a fila no futebol brasileiro

E se pudessem inverter as campanhas e os turnos. Sim, se a campanha de pontuação pra rebaixamento que o Botafogo faz no returno fosse a campanha do turno, da primeira parte do campeonato? E aquela pontuação espetacular do turno fosse realizada agora no returno, como uma reação, uma arrancada de recuperação para conquistar a vaga na Libertadores? Viram como a perspectiva muda?

A tragédia da Chape; 7 anos e as memórias do dia mais triste

Nada vai consolar o torcedor, que não aguenta mais tomar empates, viradas, e de ter que conviver com a frustração de ter deixado escapar. Vai ser uma dor eterna. Mas a campanha do time no Brasileirão – hoje três pontos atrás do líder e provável campeão, o Palmeiras – está longe de ser um fracasso. 

Destaques do NSC Total