O atacante Allan Elias, de 21 anos, foi o grande destaque do Palmeiras na vitória de 4 x 0, a virada histórica sobre a LDU, na noite desta quinta-feira. A jovem revelação do finalista da Libertadores é de Florianópolis e foi captado pela direção da base do Alviverde ainda quando tinha 14 para 15 anos e jogava com a camisa do Figueirense.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Decisivo no Palmeiras, Allan passou por morte da irmã e incêndio na casa em SC
Allan se destacou no sub-15 do Figueirense em 2018, na Copa Votorantim. O avô Paulo César Duarte conta que “ele virou uma partida que o Figueirense estava perdendo por 2 x 0”. Havia olheiros da CBF na competição e Allan acabou sendo convocado para a Seleção sub-15. Ao mesmo tempo chamou a atenção dos dirigentes do Palmeiras, que começaram a conversar com o Figueirense para levar o garoto, então com 14 anos.
Confira imagens de Allan, ex-Figueirense, pelo Palmeiras na Libertadores
Continua depois da publicidade
O coordenador geral da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio, reconhecido como o melhor do futebol brasileiro e que atualmente tem também a base mais forte, que fez a chamada “captação”. Contactado, JP Sampaio disse apenas que foi feita “uma parceria com o Figueirense”.
Figueirense favorito nas semifinais da Copa Santa Catarina?
Figueirense e o erro de Waguinho Dias na derrota para a Chapecoense
O executivo de futebol, Felipe Gil, na época trabalhava no profissional do Figueirense. Era justamente o ano conturbado de 2019, com a Elephant ainda no comando do Alvinegro.
“Figueirense estava fragilizado naquela época, sem pagar ajuda de custo e sem condições de trabalho. Era a época do Honigman. João Paulo (Sampaio, do Palmeiras) entrou em contato em fez 50%-50% e uma opção de compra de mais 30%.”
Figueirense fecha patrocínios e benefícios aos sócios com marcas de grande porte
E assim Allan foi para o Palmeiras, ainda com 14 anos, mas no ano que completaria 15. Se destacou em todas as divisões de base no Alviverde e hoje é a bola da vez como revelação com a camisa 40 do time de São Paulo. Passou a ser queridinho de Abel Ferreira no Mundial de Clubes e teve a atuação da carreira até aqui na semifinal da Libertadores, na noite desta quinta derrubando a defesa da LDU.
Continua depois da publicidade
Percentual do Figueirense
O Figueirense ainda tem percentual do atleta, além da formação, com a cláusula de solidariedade. Não obtive na apuração um número preciso. O Palmeiras não quis revelar este percentual. João Paulo Sampaio revelou apenas que o Figueirense ainda tem percentual do garoto em uma futura venda. A operação inicial previa que o Figueirense ficasse com 20%. Mas o número que consegui apurar é um pouco melhor que isso: de 30%.
Imaginando que Allan possa ser também a bola da vez nos negócios milionários do Palmeiras, o Figueirense pode faturar uma boa quantia em alguma negociação que possa vir a ocorrer futuramente.




